Governador Cláudio Lembo entrega a Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga para ministros do Supremo Tribunal

Foram homenageados os ministros Gilmar Ferreira Mendes, Antonio Cezar Peluso, Eros Roberto Grau e Enrique Ricardo Lewandowski

sex, 08/12/2006 - 20h43 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo entregou na noite desta sexta-feira, dia 8, a Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga a quatro ministros do Supremo Tribunal Federal: Gilmar Ferreira Mendes, Antonio Cezar Peluso, Eros Roberto Grau e Enrique Ricardo Lewandowski, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo paulista.

A Ordem do Ipiranga é a mais elevada honraria do Estado, sendo reservada aos cidadãos nacionais e estrangeiros que tiveram méritos pessoais e serviços de relevância prestados a São Paulo. Foi instituída por decreto, em junho de 1969, pelo então governador Roberto de Abreu Sodré.

Cláudio Lembo disse que essa deverá ser a última cerimônia de seu governo no Palácio dos Bandeirantes e que a data de 8 de dezembro foi escolhida por ser o Dia da Justiça. “Essa cerimônia e esse dia tem um significado especial, pois o Poder Judiciário é fundamental numa democracia onde é indispensável a paz social, pois permite que os conflitos sejam resolvidos”, disse o governador. E completou: Os homenageados estão muito ligados a São Paulo, profissionalmente ou por vínculos intelectuais e educacionais”.

A denominação da Ordem do Ipiranga evoca episódio da história brasileira ocorrido em São Paulo e  o lema da ordem é a célebre frase de D. Pedro I: “Independência ou Morte”. Possui cinco graus clássicos das ordens honoríficas: Cavaleiro, Oficial, Comendador, Grande-Oficial e Grã-Cruz.

O ministro Gilmar Ferreira Mendes – que falou em nome dos outros homenageados – destacou que o Supremo Tribunal Federal está vivendo uma experiência institucional importante após a Constituição de 1988. “O Brasil vive, talvez o mais amplo período de normalidade institucional da nossa história e por isso temos motivos para comemorar a consolidação da democracia no País”, disse o ministro.

Estiveram presentes na cerimônia o governador eleito, José Serra, o presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia, o prefeito da Capital, Gilberto Kassab, o presidente do Tribunal de Justiça, Celso Limongi, o secretário da Casa Civil, Rubens Lara, entre outras autoridades.

Carlos Prado