Governador autoriza obras na Baixada Santista

Entre as principais autorizações está a construção do viaduto na Rodovia Domênico Rangoni (SP-55) sobre a via férrea da Ferroban

qua, 10/05/2006 - 16h44 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo visitou nesta quarta-feira, dia 10, os municípios de Cubatão e Praia Grande na Baixada Santista. Em Cubatão, o governador autorizou implantação de uma Escola Técnica Estadual (ETE). “Vamos construir aqui uma escola técnica, com cursos voltados às necessidades da região”, afirmou Lembo.

Também foi autorizada a construção do viaduto na Rodovia Domênico Rangoni (SP-55) sobre a via férrea da Ferroban. A obra será erguida no trecho entre os quilômetros 263,7 e 262,5. Estão previstas ainda melhorias no sistema viário de acesso às empresas do entorno. O valor previsto para a obra é de R$ 38,1 milhões. Com o viaduto, espera-se aumentar a fluidez do tráfego em direção ao porto de Santos, beneficiando diretamente 150 mil habitantes. “O viaduto vai dar maior mobilidade ao porto, com maior rapidez e menor custo”, ressaltou o governador. O prazo para entrega das obras é de 12 meses após a licitação. “Essa obra vai consolidar a Baixada Santista como a mais importante plataforma logística do país”, explicou o secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes.

Em Praia Grande, o governador participou da inauguração da Linha Expresso Litoral Sul, que liga os municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande. A linha Expresso Litoral Sul contará com a operação de ônibus alongados, suspensão pneumática e pintura diferenciada para facilitar a identificação do novo serviço. “A linha expressa é importante porque vai dar mais velocidade, diminuir o tempo do percurso, além da redução de custo”, disse Lembo. O tempo de viagem de Peruíbe a Praia Grande terá uma hora a menos, se comparado ao tempo de viagem da linha principal, que é de duas horas e quarenta minutos. Ao longo do projeto foram instaladas 11 estações de embarque com três coberturas cada uma, com bancos, lixeiras e piso tátil para auxiliar os portadores de deficiência visual.  

Na ocasião, foram apresentados 70 ônibus novos de um total de 169 que estão em processo de inclusão nas linhas metropolitanas. Dois ônibus da linha serão os primeiros do país operados com a tecnologia GPS (Global Position System), em tarifa seccionada. “Até o dia 15 de junho, mais dez ônibus com GPS serão entregues para o percurso da Linha Expresso Litoral Sul”, informou o secretário dos Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes.

Este equipamento vai possibilitar um controle mais efetivo sobre a cobrança das tarifas. A tarifa nos ônibus metropolitanos é calculada basicamente pela quilometragem percorrida. Atualmente, o usuário embarca nos ônibus, informa o município onde desembarcará, paga a tarifa ao condutor, recebe a filipeta da cor correspondente ao local do desembarque e a apresenta ao fiscal da linha quando descer do veículo. Com o sistema GPS, esse controle será eletrônico. Com uma antena instalada nos dois validadores do ônibus, um na entrada e outro na saída, receberá do satélite o posicionamento do local de embarque e desembarque do usuário. No momento do desembarque, o valor correspondente à seção tarifária programada no sistema será debitado do cartão do passageiro ao passá-lo pelo validador e, na seqüência a catraca será liberada. Nessa linha serão quatro seções tarifárias.

Se o usuário não tiver o cartão eletrônico, que já é utilizado pelos usuários locais nos sistemas municipal e intermunicipal da Baixada Santista, o motorista registrará em um teclado ao lado da direção a seção correspondente ao trecho de viagem do passageiro. Ele pagará a tarifa correspondente e receberá um cartão avulso. Nele será registrado o valor pago e o local de desembarque. Ao passar pelo validador na porta de saída, o passageiro deverá inserir o cartão avulso na fenda e a catraca será liberada. 

Dos 169 ônibus novos que entrarão no sistema metropolitano por ônibus na Baixada Santista até junho deste ano, 20 são adaptados às pessoas portadores de deficiência com espaço para cadeiras de rodas e cinto de segurança.