Governador autoriza início de obras de saneamento em Aparecida

Serão investidos R$ 17,9 milhões na construção da Estação de Tratamento de Esgotos

seg, 25/04/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 15h45)

O governador Geraldo Alckmin assinou, nesta segunda-feira, 25, a ordem de serviço para o início das obras do sistema de tratamento de esgoto da cidade de Aparecida. Serão investidos R$ 17,9 milhões nas obras de construção da Estação de Tratamento de Esgotos da Estância Turístico Religiosa de Aparecida, no Vale do Paraíba.

“Nós vamos tratar os municípios que ainda não têm esgoto tratado pela Sabesp. O próximo será Campos do Jordão. Depois Areias e também Queluz. Nos municípios não operados pela Sabesp, nós vamos ajudar, como é o caso aqui de Aparecida, que é serviço autônomo. O Governo está bancando 100% da obra em razão de ser uma cidade turística, de vir muita gente de fora. Nas demais cidades que são serviços autônomos nós vamos estudar uma maneira de participar do investimento, seja a fundo perdido, seja com financiamento”, afirmou o governador Alckmin.

As obras fazem parte do programa Água Limpa e serão executadas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos.

A ETE de Aparecida terá capacidade para tratar 100% dos esgotos sanitários produzidos pela população fixa do município – cerca de 40 mil pessoas – e pelos mais de 9 milhões de romeiros e turistas que visitam anualmente o Santuário Nacional de Aparecida. Atualmente, os esgotos são lançados “in natura” no rio Paraíba do Sul.

O despejo de esgotos sem tratamento nos rios pode provocar epidemias de doenças transmitidas pela água, como hepatite e tifo, e tem impacto direto no custo do tratamento de água para abastecimento público dos municípios localizados a jusante de Aparecida.

As obras incluem a construção de emissários e estações elevatórias de esgotos e deverão estar concluídas em 12 meses.

O Programa Água Limpa

O Programa Água Limpa foi criado em 2005, através de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e Secretaria da Saúde, com objetivo implantar sistemas de tratamento de esgotos, preferencialmente por lagoas de estabilização.

Em seis anos, o Água Limpa já atendeu a 70 municípios, com população de 884 mil pessoas. Estão em andamento projetos em outros 42 municípios, que beneficiarão mais 759,3 mil pessoas, e o DAEE já assinou convênios com outras 14 cidades, beneficiando mais 317,6 mil pessoas.

O programa já tem mais 73 projetos prontos que beneficiarão mais de 1 milhão de pessoas em 62 municípios e tem mapeado outros 21 municípios que serão contemplados na continuidade do programa. No total, são 224 projetos em 180 municípios, com 2.7 milhões de pessoas beneficiadas com melhor qualidade de vida.

Do DAEE