Governador assina Projeto de Lei que expande Operação Delegada

Projeto segue agora para aprovação na Assembleia Legislativa, e prevê ampliação para todo Estado

qui, 28/06/2012 - 13h52 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou na manhã desta quinta-feira, 28, Projeto de Lei que prevê a ampliação da Operação Atividade Delegada para todo o Estado de São Paulo. A operação foi implantada na capital em dezembro de 2009, onde conta com 3.718 policiais, e na cidade de Mogi das Cruzes em março de 2011. Outros 43 municípios já mostraram interesse em aderir ao programa.

A Operação Atividade Delegada é um convênio firmado entre as prefeituras e a Secretaria de Segurança Pública que permite aos policiais militares trabalharem por no máximo 12 dias por mês em suas folgas. O convênio tem duração de três anos.

“Com esse programa, as prefeituras ganham porque têm policiais militares fardados trabalhando para a segurança da cidade sob o comando da Polícia Militar. Quem ganha é o Estado que terá maior efetivo policial nas ruas, o que vai reduzir os índices de criminalidade e dará maior segurança à população. Ganha também o policial que vai melhorar sua remuneração e vai trabalhar totalmente dentro da lei, fortalecendo a segurança pública e principalmente ganha a socieade.”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

A prefeitura que tiver interesse em implantar a Operação Delegada deve procurar o comando da Polícia Militar e montar um projeto de acordo com as necessidades do município. A cidade também deve regulamentar uma lei municipal que autorize o trabalho policial no dia de folga e então encaminhar um ofício para o Comando Geral da PM e outro para a Secretaria de Segurança Pública para aprovação.

Do Portal do Governo do Estado