Governador assina convênio para Rede Lucy Montoro em São José do Rio Preto

Instituto na cidade terá capacidade para 12 mil atendimentos por mês e contará com cerca de 140 funcionários

qui, 28/07/2011 - 9h30 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 16h22)

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quinta-feira, 28, o convênio para o início das atividades do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro (IRLM) de São José do Rio Preto, ligado à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com o convênio, terá início o agendamento de consultas, a entrega de órteses e próteses e a finalização da capacitação dos profissionais que atuarão no local.

“A Rede Lucy Montoro já começa essa semana com a parte de fisiatria. Esta é a 11ª unidade da rede e a primeira do interior de São Paulo que terá alta complexidade e a parte hospitalar. Nós teremos aqui 110 profissionais muito qualificados”, afirmou o governador.

Com investimento de R$ 2 milhões, o instituto de Rio Preto é uma unidade de atendimento ambulatorial e internação que irá oferecer reabilitação às pessoas com deficiência ou doenças potencialmente incapacitantes por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados em reabilitação.

Construído em uma área de 2.033 metros quadrados, o IRLM-SJRP terá capacidade para 12 mil atendimentos por mês e contará com cerca de 140 funcionários. Referência em atendimento, ensino e pesquisa, a unidade fará dispensa de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para os 157 municípios que compõem os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) de Araçatuba, Barretos e São José do Rio Preto. O hospital também dará apoio à Unidade da Rede Lucy Montoro de Fernandópolis, distante 119 km.

A Fundação Faculdade Regional de Medicina, por meio do Hospital de Base de São José do Rio Preto, dará apoio ao instituto nos exames subsidiários necessários para o atendimento da pessoa com deficiência, além de apoio no atendimento de terapia intensiva, urgência e emergência.

A unidade deverá participar intensamente dos programas de residência médica, aprimoramento, estágios e atividades relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas científicas. Além disso, viabilizará cursos para cuidadores abertos à comunidade e realizará palestras para orientação de pacientes, cuidadores e familiares. O Instituto de Reabilitação Lucy Montoro de São José do Rio Preto fica na Avenida Jamil F. Kfuri, no Jardim Panorama.

Além disso, o governador ainda anunciou a dupliação de trechos da SP-425 (Rodovia Assis Chateaubriand) e liberou recursos para o Aeroporto Professor Eriberto Manoel Reino.

Da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência