Governador assina convênio para capacitação em língua espanhola aos professores da rede estadual

Evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes

qua, 06/09/2006 - 13h45 | Do Portal do Governo

O governador Cláudio Lembo e o presidente do Grupo Santander, Emílio Botín, firmaram parcerias nesta quarta-feira, dia 6, no Palácio dos Bandeirantes, para intercâmbio cultural e qualificação de professores.

Um dos documentos assinados hoje foi protocolo de intenções para implementar ações voltadas à capacitação no idioma espanhol para professores da rede pública estadual. O idioma espanhol deverá, de acordo com lei federal, fazer parte dos currículos de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O protocolo prevê a implantação de programas para preparar os professores para essa disciplina.

Um convênio entre a Secretaria Estadual da Educação e o banco também foi assinado nesta quarta-feira para a instalação do curso da língua espanhola “Oye” de Ensino a Distância.

O programa visa à capacitação de cerca de 45 mil professores do Ensino Médio e envolve instituições de prestígio, como o Instituto Cervantes, as universidades públicas paulistas (USP, Unicamp e Unesp) e o Universia Brasil.

A primeira fase do acordo parte de um projeto piloto que tem como objetivo a capacitação dos primeiros dois mil professores de Espanhol, em um prazo de 18 meses.

A segunda fase, que começará em 2007, permitirá incorporar 7,5 mil professores por ano ao projeto, cumprindo os objetivos da Secretaria da Educação.

Durante o processo de formação, os professores terão acesso a um material didático multimídia e interativo, com vídeos, recursos de áudio, jogos interativos de aprendizado virtual, chat, fóruns e áudio-conferência, além de tira-dúvidas por e-mail.

O curso terá carga horária de 600 horas e será dividido em quatro módulos, um dos quais abordará a metodologia do ensino da língua espanhola. Cada sala virtual terá capacidade para atender até 60 professores.

Salamanca

Também participaram do evento 29 professores da rede estadual que realizaram o curso de línguas e cultura espanhola na Universidade de Salamanca, na Espanha, por meio de uma bolsa de estudo oferecida pelo Banco Santander, em parcerias firmadas anteriormente.

  “Estou muito feliz em saber que essas jovens aprenderam um segundo idioma, que é o espanhol, uma língua universal. Até 2010 teremos a língua espanhola na sala de aula”, disse o governador. Ele explicou que o projeto está estruturado para começar gradativamente até atingir toda a rede.

A professora de Português, Cláudia Murja, destacou a importância do programa. “É muito importante para o professor, porque incentiva o profissional. Agora vou passar todo conhecimento que adquiri para os meus alunos”.   

Macedo Júnior