Governador anuncia início da desativação de cadeias

Carceragem de Poá será a primeira fechada e detentas irão para Penitenciária de Tremembé

ter, 01/03/2011 - 20h20 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou na tarde desta terça-feira, 1º de março, o início da desativação das cadeias públicas. O anúncio foi feito durante a assinatura do convênio para implantação da Atividade Delegada em Mogi das Cruzes.

A ideia, de acordo com Alckmin, é desativar primeiro as cadeias femininas. A cadeia de Poá deve ser a primeira unidade fechada – as detentas serão transferidas para a nova Penitenciária Feminina de Tremembé, com 768 vagas, prevista para ser entregue em abril deste ano.

“Nós pretendemos não ter preso mais em cadeia, só no sistema penitenciário, porque, com isso, evita cadeias superlotadas; de outro lado, melhora a eficiência da Polícia Civil, que deixa de tomar conta de preso para se dedicar a sua tarefa de polícia investigativa, de polícia judiciária. Nós ainda temos quase oito mil presos em cadeias no Estado, e começaremos a zerar o número de presos em cadeia pelas mulheres”, declarou Geraldo Alckmin.

Agentes penitenciárias
Será publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 2, a nomeação de 22 agentes de segurança penitenciária de classe I. As servidoras atuarão na Penitenciária Feminina de Tremembé e exercerão suas funções em caráter de estágio probatório e em regime especial de trabalho policial.

Do Portal do Governo de São Paulo