Governador Alckmin recebe Ministro das Relações Exteriores da Itália

Encontro busca viabilizar investimentos e apoio à cultura italiana no estado

qua, 04/11/2015 - 19h54 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta quarta-feira (4) o ministro das Relações Exteriores da Itália, Paolo Gentiloni. O encontro no Palácio dos Bandeirantes ficou em torno de assuntos culturais e abordou também o interesse da Itália em investimentos nas áreas de infraestrutura, logística, energia e recursos naturais do estado de São Paulo.

Antes da reunião, o chanceler e o presidente do Trienalle Design Museum, professor Arturo Dell´Acqua Bellavitis, apresentaram as possibilidades de participação na 21ª edição da Exposição Internacional da Triennale di Milano, em palestra no Museu da Casa Brasileira. O encontro é voltado aos profissionais de design, estudantes e instituições públicas e privadas.

Além de Alckmin e Gentiloni, participaram do encontro o vice-governador de São Paulo, Márcio França, os secretários da Casa Civil, Edson Aparecido, e da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, a embaixadora Elisabetta Belloni, o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, e o cônsul geral da Itália em São Paulo, Michele Pala, entre outras autoridades.

Itália em São Paulo
Das cerca de 800 empresas italianas que operam no Brasil, mais da metade estão em São Paulo. O estado abriga a maior comunidade italiana fora da Itália, com aproximadamente 12 milhões de italianos e seus descendentes que vivem em São Paulo.

No século 19, o estado recebeu 70% dos imigrantes italianos. Eles chegaram para trabalhar na lavoura de café e substituíram os escravos nas plantações. Além da marca econômica, os italianos influenciaram hábitos alimentares do paulista com a introdução do macarrão, da pizza e do vinho.

Este ano dezenas de eventos italianos estão sendo realizados no continente e por conta disso 2015 fica marcado como o Ano da Itália na América Latina. Os eventos que se destacam em São Paulo são: Exposição Internacional da Triennale di Milano, a 4ª Semana da Cozinha Regional Italiana e a Semana da Língua Italiana no Mundo.

Do Portal do Governo do Estado