Governador Alckmin lança movimento “Doe 1 Dia”

Mobilização estimula paulistas a dedicar um dia para a realização de exames para detectar câncer precocemente

ter, 17/05/2011 - 9h00 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 12h03)

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Saúde, Giovanni Guido Cerri, lançaram, nesta terça-feira, 17, o movimento “Doe 1 Dia” para mobilizar e incentivar a população paulista quanto à importância da realização de exames preventivos que podem detectar o câncer. O evento aconteceu no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

“É muito importante a educação para a saúde. Bons hábitos, alimentação adequada, ginástica, repouso, enfim, criar hábitos saudáveis para promover a saúde. Fazer exames periódicos para a detecção precoce. O câncer deixou de ter aquele estigma do passado, hoje é uma doença curável se diagnosticada corretamente e tratada corretamente”, afirmou o governador.

A mobilização, que já conta com o apoio da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp), tem como objetivo estimular a doação de um dia a ser dedicado para a realização de exames e, assim, diagnosticar de forma precoce um possível tumor, a exemplo dos de pulmão, mama, colo de útero e pele.

O objetivo é, inclusive, levar o movimento aos ambientes profissionais, para incentivar empresas de diferentes segmentos a orientarem seus funcionários a buscarem encaminhamento médico para realização dos exames preventivos.

“Há pessoas que deixam de realizar exames por falta de hábito, por medo do resultado ou por falta de informação. Com o envelhecimento da população, é importante que a população se conscientize sobre a importância da prevenção contra o câncer. Por isso a ideia da campanha”, diz o secretário Giovanni Guido Cerri.

Pelo o site www.doe1dia.org.br, a população paulista terá acesso a informações sobre o movimento e conhecerá os principais tipos de câncer e as medidas a serem tomadas para a prevenção e tratamento. “O quanto antes o tumor for detectado, maiores serão as chances do sucesso no tratamento”, conclui o secretário.

Da Secretaria da Saúde