Governador Alberto Goldman vistoria obras de ampliação do MIS

Atualmente o MIS foca sua programação em arte contemporânea e faz interface com novas mídias e tecnologias

qua, 10/11/2010 - 8h23 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 15h30)

O governador Alberto Goldman vistoriou nesta quarta-feira, 10, as obras de ampliação e adequação do espaço do Museu da Imagem e do Som (MIS), um investimento de mais de R$ 1,5 milhão do Governo do Estado. Após a reabertura do museu, em 2008, houve o prosseguimento de algumas obras de infraestrutura, entre elas, a reforma e ampliação da área da reserva técnica, laboratórios e salas administrativas, em atendimento à necessidade do acervo. Além disso, também está sendo construída uma nova área para restaurante.

“Com essa reforma, nós poderemos ter a garantia de que vamos manter o acervo que temos aqui, principalmente o acervo de cinema que é muito importante”, afirmou o governador. “Por que o que nos interessa é servir ao publico. Que ele possa ter acesso ao Museu, como sendo um local onde se conheça toda a história de várias artes aqui em São Paulo, inclusive das novas mídias que existem”, continuou.

O MIS atualmente foca sua programação em arte contemporânea e a interface com novas mídias e novas tecnologias, oferecendo workshops; apresentações musicais, como a da banda Hurtmold e a cantora Cibelle Cavalli; sessões de live-image; exposições temporárias, como a de Miguel Rio Branco; festivais de cinema (Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil, Kinolounge, Festival do Minuto); e cursos, como o de História da Arte.

Fundado em 29 de maio de 1970, o Museu da Imagem e do Som foi preparado para ser o primeiro museu público do País dotado de conceituação institucional, equipe, infraestrutura e equipamentos de ponta para promover a arte do século 21. Desde 2006, o museu configura-se como uma Organização Social da Cultura. Centro de efervescência cultural, o MIS foi palco do surgimento de eventos como a Mostra do Audiovisual Paulista, o Festival Internacional de Curtas e o Festival de Vídeo Brasil.

Esses e outros fatos culturais fixaram o MIS com nitidez junto ao público, artistas, críticos e produtores culturais como um local atento à exibição, questionamento e debate do que existe de relevante na área. O museu e seu rico acervo, dotado de 300 mil itens, oferece visibilidade e audiência às boas obras de cinema, vídeo, fotografia e música, sem deixar de atender à documentação e conservação de importantes legados artísticos de imagem e som, assim como de história oral.

Vinculado à Secretaria da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, o MIS conta hoje com midiateca com conexão de Internet aberta ao público e uma programação diversificada. São exposições de arte contemporânea, mostras de vídeo e exibição de filmes do circuito, programação infantil, palestras e cursos oferecidos pelo primeiro laboratório público de novas mídias, o LABMIS, onde também há estrutura física e pessoal para o desenvolvimento de projetos de artistas comissionados e residentes escolhidos por meio de edital anual.

Da Secretaria da Cultura