Gosta de observar diferentes aves? Então visite o PET neste domingo

Prática do Birdwatching é um dos atrativos do Parque Ecológico do Tietê, que abriga dezenas de espécies, incluindo fluxos migratórios de pássaros

dom, 25/10/2015 - 8h08 | Do Portal do Governo

A primavera é a estação ideal para quem gosta de observar pássaros (birdwatching). Um dos locais ideais para a realização desta prática é o Parque Ecológico Tietê (PET), que abriga uma grande biodiversidade.

Administrado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica, o DAEE, o local oferece painéis ilustrativos elaborados por técnicos do Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS) e que auxiliam observadores iniciantes. Um dos materiais mostra espécies de aves migratórias do Hemisfério Norte (que vem para o Sul do planeta em busca de calor).

Entre os pássaros existentes no espaço verde, já foram catalogados o sabiá-laranjeira, quero-quero e bem-te-vi. Além de um grande núcleo de lazer, o PET é um dos mais importantes refúgios para animais de São Paulo.

Dados do CRAS apontam que nos dois últimos anos houve um aumento significativo de espécies no parque do DAEE. Esse indicativo mostra a importância da área não só para a proteção das várzeas do rio Tietê, mas também como habitat para o desenvolvimento da fauna.

Vale ressaltar que a primavera é a época reprodutiva das aves. Por isso, é muito importante que os observadores não se aproximem demais dos exemplares ou toquem os ninhos, pois isso pode fazer com que as espécies abandonem o local.

SERVIÇO
Parque Ecológico Tietê
Rua Guira Acangatara, 70, São Paulo
Horário: das 8h às 17h
Estacionamento: 50 vagas no interior do parque e 1.000 vagas externas
Tel.: (11) 2958-1477/1450/9035 (para agendamentos e informações)
Entrada gratuita

Do Portal do Governo do Estado