Gosta de ler? Então vá ao Parque da Água Branca neste domingo

Lançamento da edição 2010 do Projeto PraLer levará diversas atrações para o público

qui, 04/03/2010 - 19h00 | Do Portal do Governo

Quem gosta de leitura já tem um programa para este final de semana. Com muita música e festa será lançada no domingo, 7, às 11 horas, a edição 2010 do projeto PraLer, no Parque da Água Branca. O projeto, que leva atividades de incentivo à leitura a várias regiões da cidade de São Paulo para promover o intercâmbio cultural, tem parceria com instituições sociais e educacionais que trabalham com jovens em situação de risco, grupos de terceira idade, além do público espontâneo, com todas as atividades gratuitas.

A festa traz diversas atrações para o público. Sob uma lona de circo, instalada na arena do parque, um palhaço mestre de cerimônias conduzirá o espectador pelo mundo da leitura e do conhecimento, com a apresentação de Felizardo, espetáculo da Banda Mirim, madrinha do projeto. Sucesso entre o público infanto juvenil, a peça mistura teatro, música e circo. O principal destaque da banda será a apresentação da música que foi composta especialmente para o PraLer.

O que é o PraLer

O PraLer é um projeto da Secretaria da Cultura, administrado pela Poiesis – Organização Social de Cultura que promove diversas ações para estimular o hábito da leitura. Todas as atividades são gratuitas.

PraLer no Museu
O projeto leva grupos para uma visita monitorada aos museus de São Paulo, com direito a contação de histórias durante a viagem e uma atividade lúdica ao final da visita. Uma maneira divertida de conhecer o que a cidade oferece de melhor em arte, museologia e conhecimento.

PraLer na Paulista
Durante uma caminhada pela Avenida Paulista, os visitantes conhecem seus parques, museus, livrarias e centros culturais, além de saber mais sobre a própria cidade de São Paulo, a avenida e as obras de arte expostas em suas calçadas. Uma atividade relacionada à leitura encerra o passeio.

PraLer Cidadania
Oficinas, contação de histórias, vídeos, shows, palestras, debates, atividades culturais e educativas são realizadas em creches, escolas, fundações, instituições governamentais e ONGs. O objetivo é oferecer atividades pontuais e de formação para a população com dificuldade de acesso aos polos culturais da cidade de São Paulo.

PraLer no Parque
São Paulo tem mais de 100 parques públicos, muitos deles já com a tradição de oferecer atividades de incentivo à leitura aos seus visitantes. O projeto PraLer leva grupos para visitar, participar de atividades e assistir a apresentações em diferentes parques da cidade de São Paulo, com direito, é claro, a piquenique e roda de história! O PraLer no Parque também oferece atividades abertas ao público, sem necessidade de agendamento.

PraLer Inclusão
Atividades de incentivo à leitura específica para portadores de deficiência física, visual, auditiva ou mental, com grupos agendados, em parceria com instituições governamentais e não governamentais e atividades realizadas nas próprias instituições. O projeto conta com profissionais e transporte especializados para o atendimento de público especial.

PraLer Melhor Idade
As atividades, elaboradas para atender à terceira idade, acontecem em parques, museus, bibliotecas e outros espaços. Para grupos agendados.

PraLer no Metrô
Estações de metrô e suas bibliotecas abrem espaço para o PraLer em eventos abertos ao público.

PraLer na Biblioteca
Os grupos visitam as principais bibliotecas da cidade, onde têm acesso aos livros e à literatura.

Serviço
PraLer 2010
Parque da Água Branca
Avenida Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca
Horário: a partir das 11 horas
contato.praler@poiesis.org.br
www.praler.org.br

Da Secretaria da Cultura