Gosta de cinema? Descubra filmes brasileiros para ver nas férias

Confira 10 dicas da Secretaria da Cultura de produções como "Carandiru", "O Menino da Porteira", "Xingu" e "Tropicália", entre outros

sáb, 22/07/2017 - 18h01 | Do Portal do Governo

Quem gosta de cinema e quer aproveitar as férias para assistir a bons filmes brasileiros, pode conferir 10 dicas de títulos da Secretaria da Cultura que tiveram apoio do governo do Estado.

Veja a lista abaixo, faça sua seleção e prepare a pipoca!

– Carandiru (2003, direção de Héctor Babenco)
Filme mostra a história de um médico que se oferece para realizar um trabalho de prevenção da Aids no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Durante o trabalho, o médico percebe a solidariedade, organização e uma grande vontade de viver dentro da prisão.

– Infância Roubada (Última Parada 174 – 2008, direção de Bruno Barreto)
O longa retrata a história de Sandro do Nascimento, que sequestrou os passageiros do ônibus 174, no Rio de Janeiro. O filme não trata do ocorrido, mas sim da história de vida de Sandro.

– O Menino da Porteira (2009, direção de Jeremias Moreira Filho)
A obra conta sobre um peão do vilarejo de Rio Bonito que conhece um menino que quer ser boiadeiro quando crescer. Juntos, eles lutam contra um homem poderoso para poderem criar seu gado.

– Reflexões de um Liquidificador (2010, direção André Klotzel)
Um filosófico liquidificador nos conta de sua amizade com Elvira, uma dona de casa que passa por um momento agitado em sua vida.

– Tropicália (2012, direção de Marcelo Machado)
Uma análise sobre o importante movimento musical homônimo, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil no final dos anos 1960. O documentário resgata uma fase na história do Brasil em que a cena musical fervilhava e os festivais revelavam vários talentos.

– Colegas (2012, direção de Marcelo Galvão)
Três grandes amigos que viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down resolvem sair de lá para realizar o sonho individual de cada um, inspirados pelos filmes que já tinham assistido. Eles roubam o carro do jardineiro e fogem para viver uma grande aventura.

– Xingu (2012, direção de Cao Hamburger)
Os irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas Bôas resolvem trocar o conforto da vida na cidade pela aventura de viver nas matas. Para isso, resolvem se alistar no programa de expansão na região do Brasil central, incentivado pelo governo. Com enorme poder de persuasão e afinidade com os habitantes da floresta, os três se tornam referência nas relações com os povos indígenas, vivenciando incríveis experiências, entre elas a eterna conquista do Parque Nacional do Xingu.

– Praia do Futuro (2014, direção de Karim Aïnouz)
Donato trabalha como salva-vidas. Seu irmão caçula, Ayrton, tem grande admiração por ele, devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad, um alemão que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. É quando Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim.

– Hoje eu quero voltar sozinho ( 2014, direção de Daniel Ribeiro)
O filme conta a história de Leonardo, um adolescente cego que tenta lidar com a mãe superprotetora e ao mesmo tempo busca sua independência.

– Em Busca de Lara (2014, direção de Flávio Frederico)
O documentário relata a trajetória de Iara Iavelberg. Apesar de ter uma situação financeira confortável, ela decidiu abandonar a família e investir na luta armada durante a ditadura militar.