Goldman vistoria Sistema de Previsão e Alerta de Enchentes

Sistema permite prever grandes volumes de chuvas e possibilidade de inundações com 2 horas de antecedência

ter, 14/12/2010 - 14h51 | Do Portal do Governo

Inaugurado em outubro e instalado na sede do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE),  o Sistema de Previsão e Alerta de Enchentes do Estado de São Paulo vistoriado nesta terça, 14, pelo governador Alberto Goldman tem como principal diferencial possibilitar a previsão de eventos extremos (grandes volumes de chuvas e possibilidade de inundações) com antecipação de aproximadamente 2 horas. São 250 pontos de monitoramento em todo o Estado, que enviam dados para a Sala de Situação. A maioria dos equipamentos está concentrada na área do Rio Tietê.

As informações são enviadas com antecipação adequada para que os órgãos competentes, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, possam agir. O objetivo é garantir a segurança física da população, bem como a preservação do patrimônio.

Os alertas também estão sendo enviados por SMS para celulares de moradores que vivem em áreas de risco. O cadastro já conta com mais de 600 números.

Novo radar

O Governo do Estado lançou, junto com o Sistema de Alerta, um edital internacional para a aquisição de novo radar meteorológico. Embora ainda operante em condições satisfatórias, o radar precisa ser substituído por conta dos avanços tecnológicos.

Esta nova tecnologia proporcionará melhores informações e uma avaliação mais detalhada das localizações e intensidades exatas de chuvas e enchentes. Os investimentos previstos são de R$ 7 milhões e a previsão é de que o novo equipamento comece a operar em um ano.

Da Secretaria de Comunicação