Goldman visita obras de programas ambientais em Ubatuba

Visita servirá ainda para debater estudos do Plano Diretor para cidades do litoral norte

qua, 28/10/2009 - 20h01 | Do Portal do Governo

Atualizada 29 de outubro às 13h30

O vice-governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, visitou nesta quinta-feira, 29, as obras dos programas Onda Limpa e Água no Litoral, em Ubatuba.

Além do acompanhamento das obras, Goldman ainda participou da apresentação de Estudos do Plano Diretor de Saneamento para os municípios do Litoral Norte. “Nós estamos vivendo, em toda região do Litoral Norte, com cerca de 30% de coleta e tratamento de esgoto. Vamos atingir, com essas obras, que já estão em andamento, 70% de coleta e tratamento”, afirmou o vice-governador.

O vice-governador anunciou em Ubatuba que há novas obras previstas para a região em 2010, por meio de parceria público-privada. “Com isso vamos atingir 85% da coleta e tratamento de esgoto”, declarou Goldman.

Onda Limpa

A Baixada Santista faz parte do Onda Limpa, programa da Sabesp realizado em parceria com o Governo do Estado, com investimentos que somam R$ 1,23 bilhão no litoral. O Onda Limpa garante melhores condições de saúde pública e qualidade de vida para a população e aprimora o desenvolvimento social e econômico com a expansão para indústria do turismo.

Água no Litoral

O Programa Água no Litoral abrange todo o litoral paulista, nas áreas de atuação da Sabesp, e tem como objetivo garantir a disponibilidade de água tratada à população fixa e flutuante. As principais ações do programa são ampliação da produção, melhoria da qualidade da água tratada, ampliação da adução e da capacidade de reservação de água tratada e a expansão da rede de distribuição e ligações domiciliares.

Atualmente, existem 32 sistemas produtores de água e 625 mil ligações, que se traduzem em índices de atendimento de 83% no Litoral Norte, 87% na Baixada Santista e 89% na região de Ilha Comprida, Iguape e Cananéia. Entre as obras previstas estão 167,5 km de adutoras, 81.170 m3 de reservação, 742 km de rede de distribuição e 85,5 mil ligações de água.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo