Goldman visita a AL e fala sobre a Secretaria de Desenvolvimento

Alberto Goldman visitou a Assembléia Legislativa e discutiu tecnologia e inovação com lideranças políticas

qua, 20/06/2007 - 21h02 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (20/06), o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, se reuniu com o presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Vaz de Lima. Participaram do encontro os líderes Mauro Bragato (PSDB), Estevam Galvão (DEM), Antônio Salim Curiati (PP), Vinícius Camarinho (PSB), Baleia Rossi (PMDB), Rita Passos (PV), Otoniel Lima (PR), Said Mourad (PSC), entre outros deputados. O secretário foi acompanhado do secretário-adjunto de Desenvolvimento, Cláudio Américo Pacheco, chefe de gabinete e Jamil Scatena, assessor especial, Sérgio Tiezzi.

Goldman procurou explicar aos parlamentares o papel de articulação e coordenação que a Secretaria exerce entre os setores públicos e privados. “Nossa secretaria faz a interface entre os diversos setores produtivos. Nós ajudamos as empresas a resolverem questões fiscais, ambientais, de transporte, eletricidade, abastecimento, enfim, tudo que possa mantêr uma relação com o desenvolvimento econômico. Isso envolve os deputados na medida que vocês trazem muitas demandas locais”, afirmou.

A pesquisa e inovação tecnológica foram temas demandados pelos parlamentares. O secretário falou sobre o papel da FAPESP, IPT e Centro Paula Souza, orgãos vinculados à Secretaria, no desenvolvimento de pesquisas e mão-de-obra especializada. De acordo com Goldman as Etecs são um dos programas de mais entusiasmo do governador José Serra. “Ele está apaixonado pelas escolas técnicas”. O secretário também disse dobrar o número de Faculdades Técnicas (Fatecs) durante seu mandato. “Já estão sendo construídas 10 novas Fatecs, serão 52 até o final da gestão Serra. Queremos atender a mais de 40.000 alunos, o dobro dos atuais 20.000”.

O secretário também mostrou disposição para esclarecer dúvidas dos deputados a respeito do projeto da Lei de Inovação (PLC 042006) a ser votado na Assembléia. “Esse projeto vai facilitar e incentivar as empresas a investirem na inovação tecnológica, além de criar intrumentos para o Estado desenvolver a pesquisa”. O projeto de Lei deverá ser votado até agosto, dependendo do período de recesso parlamentar.

Na visita, Goldman relembrou sua passagem pela Assembélia Legislativa (1971-1978) e os bons e maus agrouros porquê passou. “Eu procuro me pautar muito por essa vivência, tratando os outros como eu gostaria de ter sido tratado”. As lideranças presentes agradeceram a disposição do secretário e o parabenizaram pelo ilibado histórico político. “Goldman é uma preciosidade na política brasileira”, afirmou Salim Curiaty, enquato Roberto Moraes dizia ser “fã” e “admirador” do político.

Da Secretaria do Desenvolvimento

C.M.