Goldman recebe governador de província chinesa

Região já tem um protocolo assinado com São Paulo para cooperação técnica na área de bioenergia

qui, 05/02/2009 - 19h22 | Do Portal do Governo

O governador em exercício, Alberto Goldman, recebeu na tarde desta quinta-feira (05/02) o governador Guo Gengmao da província de Henan, na região central da China. A região já tem um protocolo assinado com São Paulo para cooperação técnica na área de bioenergia e receberá um centro de manutenção da Embraer.

Gengmao elogiou a empresa paulista e pediu que o governo paulista também apóie os negócios da Embraer com a província. O governador Alberto Goldman disse que o Estado de São Paulo está disposto a colaborar porque sempre esteve ao lado da Embraer apoiando seu crescimento. “A Embraer é uma empresa com fortes laços com São Paulo: nasceu, cresceu e continua aqui, gerando empregos e desenvolvimento, por isso conta com o apoio do Governo do Estado”, afirmou.

O presidente da empresa, Frederico Fleury Curado, explicou que já há 48 aeronaves brasileiras voando na China e esse número dobrará nos próximos anos, já que uma empresa aérea daquele país encomendou 50 aeronaves Embraer-190, das quais apenas três foram entregues até o momento. Essa mesma companhia está se estabelecendo em Henan e por isso quer construir um centro de manutenção em cooperação com a Embraer.

Bioenergia e investimentos

Goldman também reforçou a posição do Estado de São Paulo na liderança da produção de etanol de cana-de-açúcar e disse acreditar que o setor é uma boa oportunidade de cooperação e investimentos. E propôs que a visita do secretário de Agricultura, João Sampaio, a Henan seja potencializada com outras pastas, levando propostas de intercâmbio entre os dois estados. “O que mais nos interessa são investimentos de empresas chinesas, que criem empregos e aumentem a competitividade da economia paulista. Outros investimentos asiáticos, especialmente japoneses e coreanos, tem sido realizados em São Paulo com ótimos resultados para as empresas que os fazem”, explicou.

O governador Gengmao agradeceu entusiasmado a proposta paulista e disse que o Governo de Henan não poupará esforços para potencializar a cooperação entre aquela província e o Estado de São Paulo. “Esperamos ser tão gentis e hospitaleiros aos representantes paulistas em Henan quanto São Paulo tem sido com os imigrantes chineses e a nossa delegação”, disse.

Centro da China

A província de Henan é a mais populosa da China, com cerca de 99 milhões de habitantes e sua localização é considerada estratégica em termos de logística e telecomunicações. Em 2008 a região cresceu 12,2% e, mesmo sob os efeitos da crise, espera crescer 10% em 2009. É nessa província que fica o Templo Shaolin, um símbolo das artes marciais chinesas.