Goldman participa do lançamento do guia turístico Rotas de São Paulo

Material concentra principais atrativos e serviços turísticos de 106 municípios

qui, 02/12/2010 - 8h00 | Do Portal do Governo

(atualizada 02/12 às 11h)

O governador Alberto Goldman participou na quarta, 1º de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, do lançamento do guia turístico Rotas de São Paulo, promovido pela Empresa Paulista de Turismo e Eventos (TUR.SP). O material, que apresenta os principais atrativos e serviços turísticos de 106 municípios do Estado, estará disponível em várias plataformas: impresso, site, mapa digital, aplicativo para IPhone e redes sociais.

O conteúdo tem como base as classificações que o Guia Quatro Rodas faz anonimamente de atrações, hotéis e restaurantes há 45 anos. Os roteiros são organizados pelos eixos rodoviários do estado – Rio-Santos, Anchieta-Imigrantes, Régis Bittencourt, Castello Branco, Raposo Tavares, Anhanguera, Bandeirantes, Washington Luís, Rodovia das Águas, Fernão Dias, Dutra e Ayrton Senna/Carvalho Pinto. Há também um índice temático para quem procura aventura, compras, pescaria, praias, cultura e religião, por exemplo. Além dos exemplares em português, serão produzidos 20 mil em inglês e espanhol, que serão distribuídos nas ações de promoção internacional da TUR.SP.

“(O guia) é um instrumento importante porque, quando se fala em turismo, para cada um de nós, individualmente, é algo de valor em si mesmo, faz parte do nosso viver. E sobre o ponto de vista do Estado e do País, é uma economia, uma indústria extremamente importante. Isso nos faz pensar que temos uma grandeza muito maior a oferecer à população do nosso Estado, à população do nosso País”, disse o governador Alberto Goldman.

O objetivo é incentivar o turismo em todo o estado, consolidando-o como um destino referência e atraindo visitantes do Brasil e do exterior. A riqueza cultural e natural e os consagrados roteiros gastronômicos agradam aos mais diversos perfis de visitantes. “É a primeira oportunidade que São Paulo tem para promover seus destinos turísticos em todo o território nacional. Com o guia, vamos incentivar a vinda de turistas de todos os cantos do País”, declarou a presidente da TUR.SP, Luciane Leite.

O maior grupo de turistas nacionais na cidade de São Paulo é formado pelos próprios paulistas (37,4%), seguido pelos cariocas (14,2%) e pelos mineiros (9,4%), segundo o Observatório do Turismo. São Paulo é ainda a principal porta de entrada do turista estrangeiro no Brasil.

Versão online
Assim que for lançado o site www.rotasdesaopaulo.com.br, o usuário terá acesso a inúmeras informações e imagens. Também poderá visualizar um mapa digital interativo do Estado de São Paulo, clicar numa cidade e abrir uma ficha técnica com destaques turísticos e serviços. Nos aplicativos para iPhone, iPod Touch e iPad, o usuário terá acesso a diversas funcionalidades que estarão disponíveis gratuitamente para download.

Do Portal do Governo de São Paulo