Goldman participa de lançamento de livro sobre Franco Montoro

O livro surgiu depois de um seminário promovido pelo Memorial da América Latina sobre o ex-governador

qua, 19/03/2008 - 10h34 | Do Portal do Governo

O governador em exercício Alberto Goldman participou na noite desta terça-feira, 18, do lançamento do livro “O Legado de Franco Montoro”, na Barra Funda, zona Oeste da Capital. A obra reúne depoimentos sobre Montoro de várias autoridades do cenário político brasileiro, vinte e cinco anos depois do democrata ter tomado posse como governador de São Paulo, em 15 de março de 1983. 

“Montoro foi o grande líder da mudança, da transformação”, resumiu Alberto Goldman, ao recordar dos embates travados pelo ex-governador com os militares em prol da redemocratização do país. Durante discurso, Goldman também citou o fato de Montoro ter retirado sua candidatura à presidência do país em meados da década de 80 para apoiar Tancredo Neves.  “Os interesses da população sempre estiveram à frente dos interesses pessoais desse grande político,” observou Goldman. 

O livro surgiu depois de um seminário promovido pelo Memorial da América Latina sobre o ex-governador em julho do ano passado. O evento reuniu amigos de Montoro, como o governador José Serra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o advogado Eduardo Muylaert e do consultor Rubens Barbosa. Todos os depoimentos estão reproduzidos nas 340 páginas do livro que conta ainda com depoimentos de ícones da política nacional. É o caso da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius , do senador Pedro Simon, dos ex-governadores paulistas Cláudio Lembo, Geraldo Akcmin, Paulo Egydio Matins, entre outros. 

“Montoro foi sempre muito popular e soube muito bem transformar essa popularidade em voto. Mas nunca se rendeu ao cultivo obsessivo da popularidade. Tampouco ignorou a necessidade de atingir o povo com um discurso simples e objetivo”, escreveu o governador José Serra no capítulo em que traça um paralelo entre a ação de governo e a ação política de Montoro. 

A obra é resultado de um projeto conjunto entre a Fundação Memorial da América Latina em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. “O livro é uma forma de podemos preservar um pouco mais a memória do que representou Franco Montoro, um estadista ímpar, ético, expoente da democracia participativa entre nós. Tinha a convicção de que a participação popular era um poderoso instrumento de aperfeiçoamento da democracia representativa”, avaliou o diretor-presidente da Imprensa Oficial, Hubert Alquerés. “É uma homenagem a um homem que sempre defendeu a integração da América Latina”, completou Fernando Leça, presidente da Fundação Memorial. 

Para o cientista político José Augusto Guilhon Albuquerque, organizador do livro, Franco Montoro foi um líder de uma geração inteira. “Dentre os líderes políticos, empresariais, acadêmicos, sindicais e religiosos que se têm destacado em São Paulo e no Brasil, conheço poucos que não aprenderam alguma coisa com Franco Montoro”, conclui José Augusto. 

Serviço: 

O legado de Franco Montoro, organizador: José Augusto Guilhon Albuquerque, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Fundação Memorial da América Latina | 340 páginas |R$ 40,00. 

Cleber Mata