Goldman participa de cerimônia de renomeação do AME Heliópolis

Em homenagem ao finado secretário, nome passa a ser AME Dr. Luiz Roberto Barradas Barata

seg, 13/12/2010 - 18h01 | Do Portal do Governo

O governador Alberto Goldman participou nesta segunda, 13, da cerimônia de renomeação do Ambulatório Médico de Especialidades Heliópolis (AME Heliópolis), que passa a chamar AME Dr. Luiz Roberto Barradas Barata. Instalado na região da maior favela de São Paulo, o ambulatório inaugurado no final de 2009 é o primeiro do Brasil a contar com serviço integrado de ressonância magnética, tomografia e medicina nuclear.

Além de equipamentos de ponta como ultra-sonografia endoscópica, o centro médico compreende seis salas de cirurgia, 12 leitos de recuperação pós-anestésica, 24 leitos de hospital-dia e 45 consultórios. Somente em 2010 deverão ser realizadas cerca de 3 milhões de consultas médicas, 9 milhões de exames de laboratório e raio-x e 73,3 mil cirurgias.

“Nós devemos a ele (ao secretário Barradas) a melhora do trabalho do setor público aqui em São Paulo. Ele lutava pelas suas opiniões, ele lutava por recursos, ele conseguiu produzir coisas muito novas como este Ambulatório Médicos de Especialidades. (São Paulo) é um dos poucos Estados que conseguem gastar 12% é o mínimo que a lei estabelece, ele conseguiu fazer com que se fosse, além dos 12%, investindo em equipamentos novos, em pessoal, recursos humanos. Ele é uma figura inesquecível, uma figura que eu diria quase insubstituível”, disse Goldman.

O evento contou com a participação do governador eleito, Geraldo Alckmin, e do ex-governador José Serra.

Novo equipamento PET-CT

Considerada uma das mais modernas tecnologias para rastreamento de tumores, o PET CT alia imagens de medicina nuclear com tomografia computadorizada e possibilita a detecção de câncer em estágios iniciais, com mais precisão e exatidão que a tomografia convencional.

“Nós temos quatro desses aparelhos no setor público no Estado de São Paulo. Esse é o mais moderno, mais novo, custou quase R$ 3 milhões. Ele utiliza material fundamental para que possa se detectar a existência de focos de tumores cancerígenos no corpo humano. É um grande avanço da medicina”, acrescentou Goldman.

Do Portal do Governo de São Paulo