Goldman participa da implantação do Comando de Policiamento de Trânsito

Também serão entregues 190 viaturas destinadas a esse policiamento

ter, 18/05/2010 - 9h09 | Do Portal do Governo

(atualizado às 13h23)

O governador Alberto Goldman participou nesta terça-feira, 18, da cerimônia de implantação do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). Na ocasião, o governador também entregou 190 viaturas destinadas a esse policiamento. Também esteve presente o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto.

O Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), extinto em 2002, foi recriado com objetivo de prevenir e combater a criminalidade no trânsito, bem como aumentar a eficiência da fiscalização, exercendo funções que estão fora da alçada da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

“Hoje nós temos uma diminuição em relação àquele período (em que o CPTran foi extinto) de 70% nos crimes dolosos, portanto uma queda expressiva, o que permite que a gente libere estes policiais das funções que estão exercendo hoje para fazer o policiamento de trânsito, o que também é um combate a criminalidade”, afirmou o governador Alberto Goldman.

Subordinado ao Comando de Policiamento da Capital (CPC), o CPTran contará com dois batalhões de trânsito, com efetivo estimado cerca de 1,6 mil policiais, que hoje atuam no Programa de Policiamento de Trânsito (PPT). As 190 novas viaturas recebidas pelo Comando fazem parte de um investimento de R$ 5,252 milhões.

Os Batalhões de Trânsito (BPTran) atuarão nas seguintes áreas territoriais:
* 1º BPTran: zonas centro, sul, sudoeste e oeste da Capital.
* 2º BPTran: zonas norte, leste e sudeste da Capital.

Importância do policiamento de trânsito

O policiamento de trânsito na Capital tem significativa importância na redução de roubos a motoristas e pedestres, além da diminuição das infrações praticadas no trânsito.

Em 2007, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, lançou o Programa de Policiamento de Trânsito (PPT) na Capital, com a finalidade de fiscalizar os 156 cruzamentos considerados mais perigosos e importantes para garantir a fluidez do trânsito. No total, 1.011 cruzamentos da cidade são fiscalizados pela Polícia Militar. Esse policiamento diminuiu os índices de assaltos a carros parados nos semáforos e ajudou a prender motoristas que cometem crimes nas ruas.

Um estudo da Secretaria da Segurança Pública comprovou a redução de crimes depois da implantação do Programa de Policiamento de Trânsito. Numa análise, foi comparado o mês de outubro de 2006 com o mesmo mês de 2007 e constatou-se que o total de crimes caiu em 20%. O índice de furtos sofreu queda de 36%, e o índice de roubos caiu em 52% nas áreas ao redor dos pontos de estacionamento selecionados para policiamento ostensivo.

Entre novembro e dezembro de 2006 e o mesmo período de 2007, a Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) verificou redução de 35,17% na criminalidade. Comparando o último bimestre de 2007 com o primeiro bimestre de 2008, verifica-se uma redução de quase 10%. Do último bimestre de 2007 para o primeiro bimestre de 2008, a queda no total de crimes foi de 41,57%.

Da Secretaria da Segurança Pública