Goldman participa da abertura da Campanha de Vacinação contra a Gripe Sazonal em SP

Objetivo é imunizar pelo menos 3,6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais em todo o Estado

sáb, 08/05/2010 - 10h20 | Do Portal do Governo

O governador Alberto Goldman participou no sábado, 8, da abertura da Campanha de Vacinação contra a Gripe Sazonal. O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde Santa Teresinha, em São Bernardo do Campo, e contou com a presença do presidente da República, do secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, e do cantor sertanejo Sérgio Reis, garoto-propaganda da campanha.

Com o slogan ‘Não deixe a “marvada” da gripe te pegar’, a 12ª edição da campanha imunizará pelo menos 3,6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais entre os dias 8 e 21 de maio. O número corresponde à meta de 80% da população dos cerca de 4,5 milhões de idosos do estado de São Paulo.

“Acho a vacinação fundamental. Eu me vacino desde quando era deputado federal, portanto há mais de dez anos, e eu nunca mais tive uma gripe. É realmente algo que funciona. A vacina diminuiu muito a carga nos hospitais e, portanto, diminuiu as despesas. Essa vacinação tem custo bastante elevado, mas os custos são menores que os benefícios trazidos”, destacou Goldman.

O governador também falou sobre a produção nacional da vacina. “No ano que vem vamos produzir a vacina aqui em São Paulo, no instituto Butantan. Já foi construída a área para fazer isso e os equipamentos já estão lá. A partir de 2011 nós não vamos mais importar e, portanto, vamos ter uma economia bastante expressiva. Vamos ter a produção aqui em São Paulo e não só para o Estado, mas para todo o Brasil”.

Além da imunização contra o vírus da influenza serão oferecidas vacinas dupla adulto – contra tétano e difteria – e contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias otites, sinusites faringites e meningites. Também estão entre os benefícios da iniciativa reduzir complicações decorrentes de pneumonias e internação hospitalar em decorrência da infecção pelo vírus influenza.

A campanha em São Paulo conta com 4.153 postos de vacinação fixos e 3.404 unidades volantes funcionando das 8h às 17h. A distribuição e a aplicação das doses envolvem 36.115 profissionais e 3.090 veículos. Também serão vacinados idosos internados em asilos e casas de repouso. O Governo do Estado está investindo R$ 1 milhão na campanha.

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde