Goldman lança programa de intercâmbio cultural

Cursos intensivos acontecerão em cidades cosmopolitas de diversos estados norte-americanos

ter, 14/12/2010 - 17h35 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 18h15)

O governador Alberto Goldman lançou nesta terça, 14, o Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, que vai oferecer 600 bolsas de estudo de inglês nos Estados Unidos. O Programa contempla 500 alunos e 100 professores de inglês das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.

Com duração de um mês, os cursos intensivos acontecerão em cidades cosmopolitas de diversos estados norte-americanos, como Chicago e Los Angeles. O programa de intercâmbio visa incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação. Para os docentes, o curso tem foco no ensino e oferece importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional.

“(O Centro Paula Souza) é uma referência hoje qualitativa no estado de São Paulo e no Brasil. Então, evidentemente, ficamos muito felizes nesse momento em que podemos fazer com que 500 jovens e 100 professores possam fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, possam aprender uma língua que é fundamental para sua profissionalização e pra sua entrada no mercado de trabalho. Nós vamos poder avançar muito mais e de maneira que muitos mais possam fazer esse tipo de intercâmbio”, declarou Goldman.

Bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e seguro saúde – com exceção dos custos com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes. O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional vencedora da licitação, será responsável pela viagem e estadia dos estudantes e docentes.

Na primeira etapa do programa, mais de oito mil inscritos participaram do processo seletivo realizado em outubro. Cinquenta professores viajam para os EUA em janeiro de 2011. A viagem dos primeiros 250 alunos ocorre em março e abril. A segunda etapa será no 2º semestre de 2011. O investimento total do Governo do Estado será de R$ 5,8 milhões.

Estiveram presentes no lançamento o secretário de Desenvolvimento, Luciano Almeida, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, entre outras autoridades. Também participam da cerimônia diretores, professores e alunos de Etecs e Fatecs.

Confira a lista de Etecs e Fatecs contempladas pelo programa.

Empregabilidade

Segundo o levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, divulgado no ano passado, 92,8% dos tecnológos que estudaram nas Fatecs estão empregados até um ano após formados. Os cursos na área de Ambiente, Saúde e Segurança são os que mais empregam – 96,2%.

A pesquisa, que ouviu estudantes formados em 2007, mostra também que cresceu o nível salarial. Na média, os concluintes ganham 4 salários mínimos e após um ano passam a receber 5,5 salários mínimos. As grandes empresas são as que mais contratam (40%), seguidas pelas médias (19,5%) e pelo serviço público (18,9).

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 200 cidades paulistas. As Etecs atendem cerca de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 46 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza