Goldman inicia obras de saneamento em Bragança Paulista

Iniciativa vai beneficiar 145 mil habitantes

ter, 07/07/2009 - 9h11 | Do Portal do Governo

(atualizado às 19h40)

Começaram na terça-feira, 7, as obras do sistema de esgotamento sanitário de Bragança Paulista, que deverão ficar prontas em novembro de 2011, atendendo 145 mil habitantes do município. O início oficial conta com a presença do governador em exercício Alberto Goldman; da secretária estadual de Saneamento e energia, Dilma Pena; do presidente da Sabesp, Gesner Oliveira; e do prefeito de Bragança, João Afonso Solis. Serão 10,4 quilômetros de interceptores, além de 4,3 quilômetros de interligações de coletores-tronco, orçadas em R$ 14,292 milhões, com recursos da Sabesp.

Essas obras do chamado interceptor Lavapés fazem parte do sistema de esgotamento sanitário de Bragança Paulista, composto ainda por duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) – a São Miguel e a Mãe dos Homens, uma estação elevatória, linhas de recalque e do coletor-tronco Águas Claras. Todo o sistema custará R$ 54 milhões, também de recursos próprios da Sabesp.

“A cidade terá o que chamamos de 300% de saneamento básico – 100% do fornecimento de água, 100% da coleta do esgoto e 100% do tratamento do esgoto”, afirmou Goldman. “Inicialmente, estamos fazendo os interceptores de esgoto nessa obra. Depois disso, vem a construção da estação. Se olharmos em vários lugares do Brasil, temos estações de tratamento de esgoto prontas, feitas sem que o esgoto chegue às estações. Então, nós estamos fazendo de forma planejada. Primeiro, fazemos a coleta, depois a intercepção, ligamos os coletores prontos e aí se faz a estação de tratamento – que é a última obra para que se atire ao rio apenas o esgoto tratado”, completou. 

O empreendimento possibilitará a eliminação dos lançamentos de esgoto existentes ao longo do Ribeirão Lavapés, levando os dejetos para a futura ETE, no bairro Mãe dos Homens. O Lavapés é o principal curso d’água que corta a cidade. Atualmente, toda a população de Bragança tem água potável; a coleta de esgoto chega a 83% do município e não há tratamento. Em 2011, a coleta e o tratamento de esgoto chegarão a 100%.

O município de Bragança Paulista faz parte da Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba-Capivari-Jundiaí (PCJ). Dentro dessa bacia está situado o Sistema Cantareira, que abastece 9 milhões de pessoas no município de São Paulo.