Goldman entrega trens para Linha 2-Verde do Metrô

Composições fazem parte de um lote de 16 novos trens

ter, 15/12/2009 - 12h09 | Do Portal do Governo

(atualizado às 19h21)

O governador em exercício Alberto Goldman e o secretário dos Transportes Metropolitanos entregaram, nesta terça-feira, 15, à população de São Paulo dois novos trens da Linha 2-Verde (Alto do Ipiranga – Vila Madalena). O evento, na estação Paraíso, também homenageou as comunidades sírio-libanesa e judaica.

“Os trens fazem parte de um processo de ampliação e modernização de todo o sistema. Nós vamos ter, no final do ano que vem, mais de 7 milhões de usuários, quase o dobro do que temos hoje, transportados pelo metrô”, disse Goldman.

Com este novo lote, chegam a oito os novos trens circulando entre na Linha 2-Verde. A compra dessas composições modernas, com ar-condicionado, câmeras de vídeo internas, portas mais largas para facilitar o embarque e o desembarque e todos os itens de acessibilidade, é parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano, o maior investimento feito no setor no país. 

Os novos trens integram um grupo de 47 composições adquiridas para o Metrô e que serão entregues ao longo de 2010. Entre as inovações do sistema estão dispositivos que aumentam ainda mais o conforto e a segurança dos passageiros e reduzem o nível de ruído. Além disso, todos os vagões contam com câmeras de segurança internas e externas, que monitoram a operação em cada um dos vagões, e freios antideslizantes e antiderrapantes, que garantem uma parada mais suave. O trem também chama a atenção pelo design, mais limpo e com a nova comunicação visual nas cores da Linha 2-Verde.

As composições também demandam menor custo de manutenção. O motor de tração em corrente alternada possibilita economia de energia, com regeneração energética superior à dos demais trens. A nova tecnologia permite ainda maior contato do operador com a máquina, devido a um dispositivo digital que monitora todos os equipamentos.

Segurança

Cada novo trem é equipado com 26 câmeras, cujas imagens são transmitidas ao vivo para um monitor na cabine do operador, e sistema de detecção de fumaça. O “pega-mão” (localizado próximo às portas) tem pintura fluorescente para casos de queda de energia. Outra novidade é o sistema de som digital dentro do trem, que melhora a qualidade das mensagens transmitidas aos passageiros.

Conforto

Os novos trens apresentam sistema de ar-condicionado, reivindicação antiga dos usuários, o que torna as viagens bem mais agradáveis. As novas janelas também reduzem o nível de ruído dentro do trem. Usuários que viajam em pé podem utilizar o “pega-mão” central sem serem surpreendidos por movimentos bruscos, já que os freios antideslizantes e antiderrapantes proporcionam paradas mais suaves, sem prejudicar a velocidade de circulação, principalmente em dias de chuva. Já quem viajar sentado ganhará mais espaço para se acomodar, com a disposição dos equipamentos auxiliares e extintores de incêndio embaixo dos bancos.

Acessibilidade

As portas dos novos trens estão maiores – a largura passou de 1,3m para 1,6m -, facilitando o fluxo de passageiros no embarque e desembarque. Acima das portas centrais há um ‘mapa dinâmico’ que indica a localização do trem por meio de sinais luminosos, auxiliando pessoas com deficiência auditiva. Um sistema de leds (luzes coloridas) indica a posição atual da composição e sua próxima parada. Além dos assentos preferenciais para gestantes, idosos e passageiros com mobilidade reduzida, o trem conta com bancos para obesos, com espaço igual ao de dois assentos comuns.

Homenagem

A entrega do novo lote de trens contará com uma homenagem especial às comunidades sírio-libanesa e judaica, representadas, respectivamente, por Luiz Henrique Maksoud, presidente do Clube Atlético Monte Líbano, e Boris Ber, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo. O objetivo é celebrar o espírito de convivência pacífica entre as comunidades, e ressaltar características que são símbolo da cidade de São Paulo: receber, acolher e respeitar as diferenças culturais entre os povos que a escolheram para viver.

Linha 2-Verde

Inaugurada em 1991, a Linha 2-Verde está em expansão. Além dos novos trens, ganhará mais três estações: Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente. Hoje, a linha contempla o percurso entre as estações Alto do Ipiranga e Vila Madalena.

Plano de Expansão

Até o final de 2010, o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano receberá do Governo do Estado de São Paulo R$ 21 bilhões, o maior investimento já realizado no setor. Um dos principais objetivos é quadruplicar o número de linhas com qualidade de metrô, dos atuais 61,3 km para 240 km, sendo 160 km na CPTM.

Além da expansão das linhas, os recursos já estão sendo utilizados para comprar 107 novos trens, reformar as composições antigas e implantar um novo sistema de sinalização, que permitirá reduzir o intervalo entre as composições. Com o plano consolidado, o número de pessoas que se deslocam pelo sistema metro-ferroviário deverá aumentar em 55%. Outro ganho previsto será a diminuição do tempo médio de viagem, em 25%.

Goldman também entregou nesta terça, em Itapetininga, uma nova central telefônica da Sabesp.

Da Secretaria de Transportes Metropolitanos