Goldman entrega Poupatempo Presidente Prudente

Capaz de realizar 59 mil atendimentos mensais, Posto beneficiará mais de 424 mil cidadãos

ter, 07/12/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

(Atualizada às 13h30)

O governador Alberto Goldman entregou à população nesta terça, 7, o Poupatempo Presidente Prudente, 21º posto da Central de Atendimento ao Cidadão do Estado. Instalada em área de dois mil m², a unidade tem capacidade para realizar 2,7 mil atendimentos diários e 59 mil mensais, e conta com uma equipe de 86 funcionários, distribuídos entre contratados e servidores públicos.

O Poupatempo Presidente Prudente atenderá a população de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, e vai oferecer mais de 50 serviços presenciais e dois mil eletrônicos, prestados por sete órgãos: Acessa SP (acesso gratuito à Internet), Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e-poupatempo (serviços públicos eletrônicos), Instituto de Identificação (IIRGD), Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Secretaria da Fazenda e Banco do Brasil.

“O Poupatempo é importante em todas as regiões do estado de São Paulo. A gente está chegando ao final deste ano com a possibilidade de atendimento de 150 mil pessoas por dia, isso representa mais de três milhões de pessoas em todo o estado de São Paulo por mês. Portanto, é um volume bastante expressivo para que a população tenha facilidade em chegar e tirar seus documentos, documentos mais importantes”, disse o governador Alberto Goldman.

Para a implantação e gestão da unidade, cujas obras foram iniciadas em junho deste ano, foram investidos R$ 30 milhões, valor a ser desembolsado pelo Estado em 60 parcelas mensais (cinco anos), e que engloba o investimento para a implantação e o custeio total da manutenção do posto ao longo de todo este período.

Novas ferramentas de modernização
O Poupatempo Presidente Prudente abre as portas para a população já contando com diversos novos mecanismos que estão modernizando e otimizando ainda mais os serviços do Programa: o Sintonia, sistema que monitora os tempos de execução dos serviços em mesa e coleta a opinião do cidadão sobre o atendimento recebido, estará instalado em 16 máquinas, fazendo a gestão dos serviços do Instituto de Identificação, Detran e Secretaria do Emprego, e os terminais eletrônicos para o pagamento da taxa de emissão da 2ª via do RG e o licenciamento de veículo por meio de cartão de débito, que eliminam a necessidade de o cidadão passar pelo Banco.

Expansão do Programa Poupatempo
Com a inauguração do Poupatempo Presidente Prudente, o Programa passa a contar com 21 Postos Fixos. Dez deles (Osasco, Santos, São José do Rio Preto, Jundiaí, Taubaté, Piracicaba, Caraguatatuba, Araraquara, Cidade Ademar e Presidente Prudente) fazem parte de um grande Plano de Expansão do Governo de SP, que prevê ainda a implantação de Unidades nos municípios de Araçatuba, São Carlos, Rio Claro, Franca, Marília, Sorocaba, Tatuí, Botucatu, Mogi das Cruzese e Lapa, na capital paulista.

Somente com o final desta primeira fase, a capacidade diária de atendimento do Programa Poupatempo será ampliada em 50%, passando dos 95 mil atendimentos realizados à época do anúncio da expansão, em outubro de 2007, para mais de 140 mil atendimentos diários. Com a entrega dos oito primeiros postos desta expansão, a capacidade diária do Programa será superior a 126 mil.

Programa Poupatempo
O Poupatempo é um Programa do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Gestão Pública e administrado pela Prodesp – Tecnologia da Informação. Desde a inauguração do primeiro Posto, em 1997, o programa prestou mais de 264 milhões de serviços.

Serviço:
Poupatempo Presidente Prudente
Endereço: Av. Brasil, 1.383 – Vila São José – Presidente Prudente – SP
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas.
Informações sobre os serviços: Disque Poupatempo 0800 772 36 33, de segunda a sexta-feira, das 7 às 20 horas, e aos sábados, das 6h30 às 15 horas.
Na Internet: www.poupatempo.sp.gov.br

Da Secretaria de Gestão Pública