Goldman entrega 135 moradias na região de Marília

Metade dos imóveis tem três dormitórios e todos possuem aquecedor solar, piso e azulejo

qui, 15/10/2009 - 16h48 | Do Portal do Governo

Atualizado em 16 de outubro às 13h25

Nesta sexta-feira, 16, o sonho da casa própria se tornou realidade para 135 famílias de Tupã, município da Região Administrativa de Marília. O vice-governador Alberto Goldman e o secretário de Estado da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, entregaram o Conjunto Habitacional José Feliciano, na Estrada Vicinal Antônio Lovato (Tupã – Parnaso). São 135 casas de dois e três dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, construídas de acordo com o novo padrão de qualidade da CDHU. O investimento foi de R$ 9,3 milhões.

Cada família beneficiada vai morar em um imóvel com 43,18m², no caso de dois dormitórios (68 unidades), ou 59,97m², nos de três quartos (67 unidades). O prazo para quitar o financiamento é de até 25 anos. As prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários vai desembolsar 15% dos rendimentos. Em Tupã, 86% das famílias que receberam as chaves dos imóveis estão nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 69,75.

“Nós estamos entregando 135 casas aqui. Ao todo, o Governo do Estado entrega, durante os quatro anos, cerca de 100 mil casas populares, uma boa parte já vai ser nesse novo modelo que estamos fazendo. São modelos com dois e três dormitórios com aquecimento solar”, disse Goldman. Os imóveis foram sorteados em junho, entre as mais de três mil famílias inscritas. Logo após o sorteio, o secretário Lair Krähenbühl inaugurou uma casa modelo no conjunto, baseada no novo padrão de construção, e que ficou aberta a visitação da população.

O novo padrão construtivo da CDHU incorporou uma série de inovações nunca antes usadas em habitações de interesse social no país. São moradias com dois e três dormitórios, pé-direito ampliado de 2,4m para 2,6m, aquecedor solar, piso cerâmico em toda a casa e azulejos na cozinha e banheiro, laje, esquadrias de alumínio e estrutura de metal nos telhados. Na parte externa, o botijão de gás ganhou abrigo e a área de serviço foi coberta. As casas terão muro divisório entre elas e os conjuntos recebem tratamento paisagístico nas ruas, calçadas e espaços livres.

As mudanças adotadas com novo padrão são frutos do aperfeiçoamento das técnicas de construção desenvolvidas pela atual gestão da CDHU. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2007 sobre as expectativas da população de baixa renda em relação à moradia apontou o terceiro dormitório como um dos principais itens desejados.

A inclusão de plantas com três dormitórios aumenta a área construída para até 64m² e traz uma série de benefícios para a qualidade de vida como, por exemplo, a diminuição do índice de morbidade (capacidade de produzir doenças) gerada pela aglomeração de pessoas, e a redução da defasagem escolar, uma vez que as crianças têm mais espaço e conforto para estudar.

“Fora isso, estamos fazendo uma série de investimentos. Um dos grandes investimentos, por exemplo, na área saúde são os ambulatórios médicos de especialidades, que já foram inaugurados em Dracena, vai ser inaugurado ano que vem aqui em Tupã e vai ser inaugurado também em Assis e Ourinhos”, lembrou o vice-governador.

Ainda em Tupã, o vice-governador Alberto Goldman recebe o título de cidadão tupaense no Clube Portal da Estrela.

Da CDHU