Goldman e Luna recebem representantes da USTDA

Dirigentes da agência americana responsável por estudos de viabilidade em países em desenvolvimento apresenta seu trabalho para os secretários Goldman

ter, 16/09/2008 - 17h05 | Do Portal do Governo

Representantes da Agência para o Comércio e o Desenvolvimento (US Trade and Development Agency – USTDA) dos Estados Unidos, estiveram nesta terça-feira (16/09), na sede da Secretaria de Desenvolvimento.

A USTDA fornece financiamento, através de verbas a fundo perdido, para estudos de viabilidade em projetos de infra-estrutura nos setores de transporte, energia, telecomunicações, meio ambiente, entre outros, em várias regiões do mundo, entre elas países da América Latina e Caribe.

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, acompanhou os diretores da agência do governo federal dos EUA, que foram recebidos pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman, pelo secretário de Economia e Planejamento Francisco Vidal Luna, além do coordenador de Infra-Estrutura e Logística José Roberto dos Santos e da Assessora para Assuntos Internacionais, Thais Leal Piffer, ambos da Secretaria de Desenvolvimento.

O diretor regional para América Latina e Caribe, Nathan Younge, falou sobre a experiência do órgão e que tipos de projetos são realizados. “Já fizemos projetos em Minas Gerais, Ceará, Acre, sempre de prioridade nacional ou local e que tenham fontes de financiamento para a realização do projeto”, afirmou.

Os estudos de viabilidade da USTDA tem prazo de dois a quatro meses para serem finalizados. “Essa agilidade é o que nós não temos aqui com os nossos processos licitatórios”, afirmou Goldman.

Para Luna a vinda de empresas americanas para o Brasil é saudável. “Nas últimas concessões recebemos muitas empresas européias, principalmente espanholas, e é bom ver que empresas americanas querem voltar a investir no Brasil e em São Paulo”, afirmou.

A USTDA trabalha em conjunto com o Departamento de Comércio, Banco de Exportações e Importações dos EUA, Empresa de Investimentos Privados no Estrangeiro, além de outras agências governamentais dos EUA.

Da Secretaria de Desenvolvimento