Goldman e Kassab vistoriam trabalhos no Jardim Romano

Governo e Prefeitura atuam em conjunto em área atingida por enchentes

sáb, 26/12/2009 - 17h04 | Do Portal do Governo

O vice-governador Alberto Goldman e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, percorreram, neste sábado, 26, a região do Jardim Romano, na zona leste da capital.

Goldman e Kassab avaliaram a situação da área atingida por fortes chuvas neste mês e conversaram com os moradores. O objetivo da visita foi checar os trabalhos que estão sendo realizados por equipes da Prefeitura e do Governo do Estado. “O Estado e a Prefeitura estão trabalhando em conjunto na questão de se preservar a vida das pessoas”, afirmou Goldman.

“Essa visita tem em primeiro lugar o objetivo de checar as ações que estão sendo aqui realizadas. E, agora que a água baixou, uma avaliação minha e do vice-governador para que possamos ratificar os rumos definidos daqui pra frente”, disse Kassab.

As famílias que residem na região estão sendo visitadas por assistentes sociais que orientam sobre a importância de se cadastrarem no projeto proposto para a região. “Se há algo que tem a nossa compreensão é a insegurança das famílias. Uma família que teve como única opção morar numa região de várzea com os seus filhos é porque é uma família muito insegura e atemorizada. Mas ela precisa confiar no poder público, precisa saber que nós temos uma solução, uma proposta para a sua vida”, explicou o prefeito.

Goldman destacou que as famílias cadastradas já estão sendo transferidas para casas da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). “Cem famílias já estão sendo transferidas de local. Até o final do ano, serão mais 200 famílias”, disse o vice-governador.

Ações

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo estão reforçando o plano de ação para enfrentar os transtornos na ocorrência de chuvas na região do Jardim Pantanal, também na zona Leste da Capital. As medidas foram apresentadas ao governador José Serra e ao prefeito Gilberto Kassab em reunião com secretários e técnicos estaduais e municipais na quarta-feira, 23, no Palácio dos Bandeirantes. O plano permite acionar de forma rápida a força-tarefa que já atua no local.

Está previsto monitoramento constante dos índices pluviométricos durante o período de chuvas. O plano envolve agentes de todos os órgãos estaduais hoje presentes na região, entre eles a Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, técnicos do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Sabesp, além de órgãos municipais.

Na ocorrência de uma chuva mais forte, todos serão acionados para, se necessário, remover as pessoas para locais seguros e abrigos e assegurar o atendimento por equipes de saúde e assistência social. Se houver acúmulo de água, equipamentos (bombas de sucção) para a drenagem das ruas já estão mobilizados na região. Se preciso, será construída nova barragem provisória como a que foi utilizada para auxiliar o trabalho de drenagem realizado no começo desta semana. A estrutura montada no local não tem função de impedir novos alagamentos.

A força-tarefa já presente no local inclui médicos, dentistas, assistentes sociais e uma unidade móvel do Poupatempo. Já foram removidas 100 famílias para apartamentos da CDHU em Itaquaquecetuba, e outras 240 unidades já estão sendo liberadas para receber famílias.