Goldman apresenta oportunidades de investimentos na Missão Brasil-Japão

A Missão Empresarial Brasil-Japão termina no dia 27 de abril

ter, 22/04/2008 - 12h07 | Do Portal do Governo

No primeiro dia de trabalhos da Missão Brasil-Japão, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, passou todo o dia no JBIC – Japan Bank for International Cooperation (Banco do Japão para Cooperação Internacional) apresentando oportunidades de investimentos no estado de São Paulo.

Na parte da manhã, Goldman encontrou-se com o vice-presidente da instituição, Yoshihiko Morita. Durante a reunião foi assinado um protocolo de intenções para processos de desenvolvimento limpo, no qual o Governo do Estado de São Paulo coloca-se à disposição para apresentar projetos ecologicamente sustentáveis e que gerem créditos de carbono em troca de financiamento do JBIC. Após esse encontro, o secretário de Desenvolvimento também apresentou a um comitê técnico do banco novas oportunidades de investimento em São Paulo, tais como a Linha 5 do Metrô e a expansão e modernização das linhas da CPTM, além dos trens Expresso Bandeirantes e Aeroporto.

Durante toda tarde, a FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo organizou na sede do JBIC um seminário sobre negócios e investimentos em São Paulo para empresários japoneses. Foram apresentados casos de sucesso de empresas brasileiras, como Embraer, Usiminas, CSN, Vale e Petrobras. O secretário para Assuntos Internacionais da Prefeitura da Cidade de São Paulo, Alfredo Cotait Neto, apresentou dados sobre a capital paulista, e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio, expôs a diversidade dos mercados de alimentos e bioenergia paulistas.

Ao encerrar o evento, coube ao vice-governador Alberto Goldman apresentar fatos e números sobre o Estado, convidando as empresas japonesas a investirem em São Paulo. “Após os problemas econômicos que o Brasil teve durante a década de 80, e os enfrentados pelo Japão na década de 90, este é o melhor momento para a retomada da próspera relação econômica entre os dois países. E o Estado de São Paulo é a porta de entrada natural para esse novo momento”, afirmou.

A Missão Empresarial Brasil-Japão termina no dia 27 de abril.