Goldman anuncia finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura

Chico Buarque, João Ubaldo Ribeiro e o angolano Ondjaki estão entre os dez finalistas que disputam R$ 200 mil na categoria "Melhor Livro do Ano"

dom, 30/05/2010 - 11h37 | Do Portal do Governo

O governador Alberto Goldman anunciou no sábado, 29, os nomes dos dez finalistas das duas categorias do Prêmio São Paulo de Literatura. A divulgação foi feita durante o III Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura, em São Francisco Xavier. A premiação, concedida pelo Governo, por meio da Secretaria da Cultura, chega à terceira edição e confirma a importância com nomes de peso no cenário literário nacional. Os grandes vencedores nas duas categorias, Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante, serão divulgados em 2 de agosto, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Cada um leva R$ 200 mil reais.

O prêmio confirma sua força ao atrair nomes de escritores consagrados nacional e internacionalmente, além de servir como uma vitrine para autores que estão em seu primeiro romance. Destaque para o fato de que dos dez finalistas na categoria “estreantes”, oito são mulheres. 

Fizeram parte do júri inicial do prêmio reconhecidos especialistas da área. São eles Egle Amato, Estevão Azevedo, Javier Arancibia Contreras, João Luís Ceccantini, Josélia Aguiar, Cida Saldanha, Norma Ferreira, Ricardo Daumas, Rinaldo Gama e Rosemary Conceição dos Santos.

Confira a lista completa dos finalistas (em ordem alfabética).

Melhor Livro do Ano (de 2009):
Bernardo Carvalho, O filho da mãe (Companhia das Letras)
Chico Buarque, Leite derramado (Companhia das Letras)
João Ubaldo Ribeiro, O albatroz azul (Nova Fronteira)
Luiz Ruffato, Estive em Lisboa e lembrei de você (Companhia das Letras)
Ondjaki, AvóDezanove e o Segredo dos soviéticos (Companhia das Letras)
Paulo Rodrigues, As vozes do sótão (Cosac Naify)
Raimundo Carrero, A minha alma é irmã de Deus (Record)
Reinaldo Moraes, Pornopopeia (Objetiva)
Ricardo Lísias, O livro dos mandarins (Alfaguara)
Rodrigo Lacerda, Outra vida (Alfaguara)

Melhor Livro do Ano – Autor Estreante (de 2009):
Brisa Paim Duarte, A morte de Paula D. (Edufal – Alagoas)
Carlos de Brito e Mello, A passagem tensa dos corpos (Companhia das Letras)
Carol Bensimon, Sinuca embaixo d’água (Companhia das Letras)
Cíntia Lacroix, Sanga menor (Dublinense)
Claudia Lage, Mundos de Eufrásia (Record)
Edney Silvestre, Se eu fechar os olhos agora (Record)
Ivana Arruda Leite, Hotel Novo Mundo (Editora 34)
Ivone Castilho Benedetti, Immaculada (WMF Martins Fontes)
Lívia Sganzerla Jappe, Cisão (7 Letras)
Maria Carolina Maia, Ciranda de nós (Grua Livros)

Almoço com escritores

Ainda no sábado, o governador Alberto Goldman participou de um almoço com os escritores presentes ao festival. Durante visita à cidade, destacou a participação das pessoas. “O distrito está absolutamente lotado. É uma demonstração da capacidade que nós temos fornecer, dar e produzir cultura, de incentivar muita gente de fazer cultura r cada vez mais. Isso acontece em vários ramos. Temos os festivais de música e incentivos a várias áreas”, afirmou. 

Goldman destacou que, além dos investimentos feitos pelo Estado no incentivo à cultura, o governo também está disposto a ajudar as prefeituras. “São iniciativas que a gente faz em todo o estado, também quando as prefeituras atuam – é muito importante que elas façam isso – nos procuramos incentivar essa atuação e damos todo apoio para que isso seja feito”, disse.

Da Secretaria da Cultura