Goldman anuncia construção de nova transposição sob a Linha 7-Rubi da CPTM

Obras abrangem readequação do viário local e incluem uma nova rotatória para veículos

sex, 10/12/2010 - 11h05 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 11h39)

O governador Alberto Goldman e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, anunciaram nesta sexta, 10, a contratação das obras para construção de uma nova passagem inferior para pedestres e veículos, próxima à Estação Botujuru, na Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A nova transposição sob as vias, com 10,4 metros de largura (duas faixas de circulação de veículos com 4 metros cada, mais 1,20 m de calçadas de cada lado) e 5,6 m de altura, será implantada a apenas 100 metros da extremidade sul da plataforma da estação e a 70 metros da antiga passagem inferior, que possui apenas 3,4 m de largura e 3,20 m de pé-direito. A travessia antiga existente só permite a passagem de um veículo por vez, não conta com calçadas para pedestres e fica distante das próximas transposições (5 km a leste e 3,7 km a oeste).

Além de possibilitar a conexão de dois núcleos urbanizados do município de Campo Limpo Paulista, a nova passagem inferior também facilitará o acesso da população à Estação Botujuru, que atualmente só é feito pelo lado sul. Com as duas faixas para tráfego de veículos, calçadas e reordenação do viário local, a nova passagem inferior trará mais conforto, segurança e comodidade para pedestres e motoristas. “Esse túnel desafoga uma coisa que é tão atrasada e antiga como essa passagem que temos hoje no Botujuru”, disse o governador. As obras abrangem a readequação do viário local, incluindo uma nova rotatória para veículos. A nova passagem também atende às normas de acessibilidade.

A CPTM investirá cerca de R$ 3,5 milhões nas obras de implantação da passagem inferior. O processo de licitação está em fase final de conclusão. O prazo estimado para a conclusão das obras é final de 2011.

Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos