Ginecologia do HC esclarece dúvidas sobre ovários policísticos

Palestra gratuita acontecerá sábado (19) no Centro de Convenções Rebouças

qua, 16/03/2016 - 9h56 | Do Portal do Governo

Uma em cada seis mulheres tem a chamada Síndrome dos Ovários Policísticos. A fim de sanar as dúvidas do público feminino, a Clínica Ginecológica do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP) promove no sábado (19) uma palestra gratuita, nas dependências do Centro de Convenções Rebouças.

Além dos ginecologistas, profissionais como endocrinologistas e educadores físicos do HC e da USP falarão para as participantes sobre sintomas da síndrome. Serão discutidos ainda os cuidados com a pele, alimentação e a relação da SOP com a obesidade. 

O primeiro alerta de que a mulher possa ter o problema é quando a menstruação é irregular e apresenta alterações relacionadas a hormônios, como aumento de pelos na face e corpo, acne e manchas escuras nas dobras dos braços, pernas, axilas e virilha. Isso pode reduzir, em muito, a autoestima e trazer transtornos ao bem-estar da mulher.

Segundo Gustavo Maciel, responsável pelo ambulatório de Ginecologia Endócrina e Climatério do HC, apesar de frequente, o que muitos desconhecem é que a SOP pode desencadear outros males. “As mulheres têm maior tendência a ganhar peso e a ter alterações na glicose, o que no futuro pode virar diabetes”, explica.

O tratamento envolve o uso de medicamentos para equilíbrio hormonal (regularizar o ciclo menstrual). Porém, somente isso não é suficiente, alerta o médico. “É preciso investigar também os fatores de riscos para a prevenção de complicações futuras, a exemplo da infertilidade, diabetes, obesidade e até mesmo câncer.

SERVIÇO 
Palestra Sobre Síndrome dos Ovários Policísticos
Dia 19 de março (sábado), das 10h às 12h
Inscrições pelo e-mail secretariagin.ichc@hc.fm.usp.br (vagas limitadas)
Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600, São Paulo) 

Do Portal do Governo do Estado