Ginecologia do HC convida mulheres hipertensas para Pesquisa

A pesquisa será realizada em seis meses. As mulheres serão submetidas a exames mensais

qui, 11/12/2008 - 11h03 | Do Portal do Governo

A Clínica de Ginecologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, recruta mulheres, de 18 a 40 anos de idade, com diagnóstico de hipertensão para participarem de pesquisa clínica, com o uso de pílulas anticoncepcionais.

Para fazer parte da pesquisa, as interessadas devem ter vida sexual ativa, não estar grávida, não ser dependente do tabaco, não ser obesa e nem fazer uso de nenhum método anticoncepcional hormonal há pelo menos 12 meses.

O atendimento acontecerá às 7h00 da manhã das quartas-feiras, no 10º andar do prédio do Instituto Central do Hospital das Clínicas, à Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 255 – Cerqueira Cesar, próximo à estação do Metrô Clínicas.

A pesquisa será realizada em seis meses. Durante o período, as mulheres serão submetidas a exames ginecológicos e laboratoriais e passarão por consultas mensais.

O objetivo do estudo, coordenado pela ginecologista Cassiana Giribela, sob orientação do professor Nilson Roberto de Melo, é avaliar se após a introdução do método anticoncepcional ocorrem mudanças na pressão arterial, no perfil metabólico e no índice de androgenicidade das pacientes.

O uso de um método contraceptivo eficaz que possibilite a mulher hipertensa programar a gestação no momento em que a pressão arterial esteja controlada deverá reduzir os altos índices de morbi letalidade materna e fetal.

Do Instituto Central do HC