Gestores públicos debatem políticas de desenvolvimento para consórcios regionais

Encontro teve participação de secretários de Estado e de representantes de diversos órgãos do Governo de São Paulo

qui, 20/08/2020 - 12h22 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SIMA

Os secretários estaduais de Infraestrutura e Meio Ambiente e de Relações Internacionais, Marcos Penido e Julio Serson, respectivamente, participaram em 10 de agosto de um encontro virtual com representantes de consórcios intermunicipais paulistas.

A videoconferência foi promovida pelo presidente-executivo da Rede Nacional de Consórcios Públicos (RNCP), Vitor Borges, para avaliar o potencial de concessões ou parcerias público privadas para o desenvolvimento da infraestrutura com resíduos sólidos, saneamento e iluminação pública, entre outros.

Para Marcos Penido, já existe uma sintonia e sinergia de trabalho entre a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e os consórcios regionais em São Paulo. “A solução dos resíduos sólidos devido à demanda, escala e economia passa pelos consórcios. Além disso, é necessário ter segurança jurídica para que os investidores tenham tranquilidade”, destacou o secretário.

De acordo com o presidente da RNCP, Vitor Borges, o próximo passo será a formalização de um convênio com a InvestSP para a qualificação e o treinamento dos consórcios para atração de investimentos.

“Os consórcios são boas ferramentas de economicidade, mas nós precisamos dar um passo além e engajar em novos projetos na atração de investimentos internacionais. Estamos preparando para que os gestores trabalhem na vocação de cada região e busque conversar com os mercados internacionais”, destacou Borges.

“Vamos buscar soluções financeira, tecnológica, experiências de outros países que possam contribuir com o Estado, pois a melhor política social é o emprego. O mundo tem ainda muita liquidez e nós estamos atrás desses recursos”, complementou o secretário Julio Serson.

Articulação

A RNCP fomenta e articula políticas públicas em favor os Consórcios Públicos em todos os estados da Federação. “Precisamos sensibilizar os prefeitos de uma forma geral da importância das ações consorciadas. Estamos buscando parcerias e a capacitação dos consórcios é muito importante”, registrou secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste (Conisud), Brígida Sacramento.

“Temos um capítulo específico de capacitação de prefeituras, que podemos utilizar para os consórcios, além disso, nossos escritórios internacionais estão à disposição para atrair investimentos”, concluiu o presidente da InvestSP, Wilson Mello.

Participaram também do encontro o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar em Apoio aos Consórcios e Associações Intermunicipais, Mauro Bragato, o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Edgard Brandão, a subsecretária Estadual de Parcerias, Tarcila Reis Jordão, o presidente do Consórcio Intermunicipal do Extremo Noroeste Paulista (Ciensp), Otávio Augusto Giantomassi, a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas (Consimares), Rose Francé, a diretora-executiva do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), Ida Franzoso, o diretor de Projetos de Investimento da InvestSP, Leonardo Ruiz Machado, os coordenadores do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos da SIMA, José Valverde Filho e Ivan Mello, além dos executivos da DesenvolveSP Mauro Miranda e Thiago Veloso.