Gestores de universidades paulistas debatem indicadores de desempenho

Workshop reuniu administradores de instituições de Ensino Superior, além de pesquisadores associados e membros da Fapesp

seg, 13/08/2018 - 11h38 | Do Portal do Governo

Na última quarta-feira (8), o projeto de pesquisa “Indicadores de desempenho nas universidades estaduais paulistas”, liderado pelo ex-reitor da USP Jacques Marcovitch e pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), promoveu um workshop sobre as comparações internacionais e avaliações das instituições de ensino.

O evento foi realizado no auditório do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e reuniu pesquisadores e gestores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Unesp. Também participaram da iniciativa pesquisadores associados e representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Inserção

Financiado pela Fapesp e vinculado ao “Programa de Pesquisa em Políticas Públicas”, o projeto tem o objetivo de aprimorar comparar desempenhos entre universidades com perfis similares, definir metas, criar indicadores de desempenho e melhorar a inserção das universidades, tendo como referência os critérios considerados em listas internacionais de destaque.

“Estamos em um mundo no qual há pressão para aumentar a quantidade de vagas, por uma pesquisa mais rigorosa, por uma extensão que abrange segmentos cada vez mais crescentes da sociedade. Articulado pelo Cruesp, com o apoio da Fapesp, o estudo aqui desenvolvido aponta caminho para que as instituições já líderes no Brasil se tornem ainda mais presentes nos rankings que medem a excelência acadêmica em todo o mundo”, explicou Jacques Marcovitch, na abertura do encontro.

“Repensar a universidade significa defender seus valores, reforçar seu compromisso com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão e simultaneamente renovar seus laços com a sociedade em rápida transformação”, completou o ex-reitor da USP.

“Nada melhor do que um estudo realizado por pesquisadores competentes e financiado por uma instituição séria como a Fapesp para apresentar de forma concreta os resultados das nossas ações”, ressaltou o vice-reitor da USP Antonio Carlos Hernandes. “Temos dificuldade de demonstrar para a sociedade como o esforço que as universidades paulistas têm feito ao longo desses anos para o avanço do Estado de São Paulo justificam os investimentos aqui realizados e a necessidade de financiamento da pesquisa”, acrescentou.

Equidade

Já o reitor da Unesp, Sandro Roberto Valentini, enfatizou a necessidade de se considerar a equidade como instrumento para combater a assimetria entre as unidades das universidades públicas. “Se não nos utilizarmos da equidade para fazer os atendimentos e descontruir a assimetria, buscando um pouco mais de igualdade, precisaríamos esperar muito tempo da história para isso”, avaliou.

“É um imenso desafio estabelecer, criar e uniformizar indicadores para a qualidade do ensino. Nós, sendo universidades que lideram o processo de mudança do Brasil, precisamos encarar a questão de desenhar bons parâmetros para definir a qualidade de ensino”, reforçou o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.

Vale destacar que o terceiro evento do projeto também contou com a presença do presidente da Fapesp, José Goldemberg, do diretor científico da fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz, do coordenador de programas especiais e colaborações em pesquisa da Fapesp, Luiz Nunes de Oliveira, além de representantes das três universidades paulistas e de pesquisadores associados.

O encontro marcou, ainda, o lançamento do livro “Repensar a Universidade: desempenho acadêmico e comparações internacionais”, organizado por Jacques Marcovitch. O livro é resultado das discussões desenvolvidas no segundo evento do projeto, realizado em março deste ano, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). O cronograma da iniciativa inclui o último workshop, na Unicamp, em março de 2019, com conclusão em junho de 2019.

Integração

Além disso, o coordenador Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico, criado recentemente pela USP, Aluisio Augusto Cotrim Segurado, detalhou as ações que serão desenvolvidas pelo espaço e que se dividem entre coleta e integração de dados, definição dos indicadores de desempenho mais apropriados e análise crítica dos indicadores para tomada de decisão das prioridades institucionais.

“O entendimento de que era chegado o momento de aprimorar os instrumentos e mecanismos de gestão de indicadores acadêmicos no âmbito da nossa USP se dá pelo reconhecimento efetivo de que esse monitoramento é essencial componente da gestão universitária”, explicou o coordenador.

“É ele que permite que utilizemos tais dados como ferramenta de alto desenvolvimento institucional e de identificação e aprimoramento da qualidade das ações acadêmicas e é também o mecanismo pelo qual nos relacionamos com a sociedade, utilizando desses dados como instrumento de diálogo qualificado da sociedade em termos de transparência”, finalizou.