Gestão e Engenharia da Qualidade é tema de MBA na Poli/USP

Tema volta a ganhar força com a ameaça de recessão

seg, 17/11/2008 - 19h08 | Do Portal do Governo

“Em época de dificuldades econômicas ocorre uma valorização do profissional que trabalha com gestão da qualidade, uma vez que ele tem o importante papel de fazer aumentar a competitividade das empresas por meio da eliminação de desperdícios e da redução de custos”. O alerta é do engenheiro Adherbal Caminada Netto, professor da Escola Politécnica da USP e consultor de empresas. Ele é também coordenador do MBA em Gestão e Engenharia da Qualidade, curso oferecido pela Poli/USP por meio de seu Programa de Educação Continuada (PECE).

Apesar de as preocupações com a qualidade terem ganhado relevo, no setor empresarial, já há mais de vinte anos, o tema continua atual. “Não somente pela crise que estamos vivendo agora, mas principalmente porque as empresas precisam ter uma preocupação permanente com a competitividade”, ensina Caminada. “Não adianta implantar um sistema de qualidade e depois abandoná-lo. Ao contrário: esses sistemas têm de ser mantidos e também aprimorados”.  

Preparar profissionais para esse desafio contínuo da qualidade é o objetivo principal do MBA coordenado pelo professor Caminada. “Não oferecemos métodos prontos”, diz ele. “Nosso aluno é estimulado a desenvolver modelos próprios de gestão, de acordo com sua experiência profissional. Esta foi sempre a nossa tônica. Hoje, quando se vê ruírem modelos antes considerados inquestionáveis por muitos, somos encorajados a prosseguir nesta orientação”.

Atualmente, um CEO, um diretor de Marketing ou um gerente de Produtos deve dominar os fundamentos da gestão da qualidade se quiser ser bem-sucedido em sua função. E para conhecer o assunto não basta ter noção das normas internacionais sobre qualidade vigentes para cada segmento. “É necessário se aprofundar sobre as ferramentas de gestão, os processos, as dinâmicas de custos e de comunicação relativas à área. Ou seja, é preciso se especializar”, enfatiza o professor Adherbal Caminada.

O curso pode ser feito por profissionais de qualquer segmento que já atuam ou tenham interesse em atuar na área da Qualidade. A estrutura do MBA é composta por disciplinas obrigatórias e outras chamadas de eletivas, que são escolhidas de acordo com a área de interesse do participante. O curso tem duração de dois anos. Nesse período, o aluno deve cursar 14 matérias, sendo 10 obrigatórias e quatro eletivas.

O ingresso no MBA se dá por meio de processo seletivo (análise de currículo e entrevista). O curso é ministrado nas dependências da Escola Politécnica, na Cidade Universitária, em São Paulo. O corpo docente inclui professores da Poli e de outras faculdades da USP, além de profissionais com renomada experiência na área. As aulas ocorrem no período noturno.

As inscrições para o MBA em Gestão e Engenharia da Qualidade vão até 30 de janeiro e as aulas terão início em 2 de março de 2009. Mais informações em www.pece.com.br ou (11) 2106-2400.

PECE – Criado há mais de 30 anos, o Programa de Educação Continuada da Poli/USP tem como objetivo transferir conhecimento, na área de Engenharia e Gestão, para empresas, profissionais e a sociedade em geral. O Programa oferece mais de 30 cursos entre MBA, Especialização e Programas de Treinamento.

Da Escola Politécnica da USP