Gestantes, idosos e deficientes terão acesso especial nos trens do Metrô e CPTM

Medida faz parte do programa Operações Especiais, que será lançado no próximo dia 30 pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos

sex, 23/11/2007 - 11h49 | Do Portal do Governo

O deslocamento de gestantes, idosos, deficientes físicos, pessoas com dificuldades de locomoção ou com crianças de colo pelos trens do Metrô e da CPTM vai se tornar mais fácil a partir do final deste mês. No dia 30 de novembro a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos lança o programa Operações Especiais, que vai ainda ampliar a oferta de viagens de ônibus e expandir a rede de crédito eletrônico do Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM).

 As ações foram anunciadas pelo governador José Serra no dia 9 de novembro, após conferir os resultados da “Operação Na Linha”, e agora são apresentadas em detalhes para a população. “Temos que melhorar e por isso estamos ouvindo os usuários”, afirmou o governador, após visitar a Estação Paraíso do Metrô. “Queremos maior capacidade de transporte, mais conforto, melhores estações e mais segurança”, completou.

 O trabalho envolveu 236 dirigentes da Secretaria e das três empresas de transporte metropolitano do Governo do Estado (Metrô, CPTM e EMTU). Eles acompanharam as viagens de ida na parte da manhã e de retorno, no final da tarde, da população, avaliando as condições reais de funcionamento do transporte público metropolitano.

Durante a “Operação Na Linha” os dirigentes realizaram uma pesquisa de opinião acerca do funcionamento e do atendimento do sistema. Cerca de 3.800 pessoas foram entrevistadas e os resultados estão disponíveis no site da STM, www.stm.sp.gov.br.

A “Operação Na Linha” é uma das etapas do “Programa VOS – Ver, Ouvir e Sentir”, criado com o objetivo de envolver os funcionários da Secretaria e das empresas com a população transportada pelo sistema e definir medidas que possam proporcionar aos usuários um tratamento digno, que garanta rapidez, segurança e confiabilidade. O programa faz parte do Plano de Expansão do Transporte Metropolitano.

Metrô

A Operação Especial de embarque e desembarque acontecerá em cinco estações do Metrô. São elas: Paraíso (Linha 1 – Azul), Luz (Linha 1 – Azul), Sé (Linha 3 – Vermelha), Palmeiras/Barra Funda (Linha 3 – Vermelha) e Corinthians/Itaquera (linha 3 – Vermelha).

Nestas duas últimas estações, que são de ponta de linha, o primeiro vagão de cada composição nos horários de pico da manhã e da tarde será destinado a idosos, gestantes, deficientes, pessoas com baixa mobilidade e mulheres com criança de colo. Nas três demais, apenas as duas primeiras entradas do primeiro vagão serão destinadas exclusivamente a este público. O embarque diferenciado terá sinalização e comunicação visual específica, além de campanha de conscientização.

 CPTM

 A operação vai atingir os trens que passam por sete estações da CPTM. A partir do dia 30 os usuários das estações Osasco, Mauá e Guaianazes, na parte da manhã, e nas estações Lapa A, Barra Funda, Osasco, Luz e Brás, na parte da tarde, vão dispor dos benefícios. Assim como no Metrô, o embarque diferenciado terá sinalização e comunicação visual específica, além de campanha de conscientização.

EMTU

A oferta de ônibus no município de Embu (bairros de Vasame e Colégio) será aumentada nos finais de semana e durante o mês de dezembro. Além disso, como resultado da “Operação Na Linha”, a rede de crédito eletrônico do Bilhete Ônibus Metropolitano (BOM) será expandida.

Manoel Schlindwein com Secretaria de Transportes Metropolitanos

(S.M.)