Geraldo Alckmin recebe embaixador italiano no Palácio dos Bandeirantes

São Paulo e Itália têm um total de 11 termos de cooperação

sex, 02/09/2016 - 18h18 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin recebeu nesta sexta-feira (2) o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, no Palácio dos Bandeirantes, para falar sobre a cooperação bilateral entre São Paulo e Itália nas áreas de investimento, infraestrutura, energia e setor aeroespacial.

São Paulo e Itália têm um total de 11 acordos de cooperação. As áreas contempladas são recursos hídricos, energia, agricultura, economia verde, educação, pesquisa e desenvolvimento e transportes.

A Itália está entre os dez principais parceiros comerciais do Brasil. No ano passado, o intercâmbio comercial bilateral entre os países foi de US$ 7,94 bilhões. Mais da metade das 1.200 empresas italianas sediadas no Brasil estão em São Paulo.

De acordo com a Assessora Especial para Assuntos Internacionais (AEAI), Ana Paula Fava, que acompanhou o encontro, “o Estado de São Paulo foi reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o primeiro Estado resiliente do mundo”.

São Paulo foi premiado pela ONU pela implantação de um sistema integrado de gestão e prevenção de riscos de desastres naturais. “Depois de São Paulo, a província de Potenza, no sudoeste da Itália, também foi premiada, o que significa que nossas regiões, entre tantas ligações, também se aproximam em boas práticas”, concluiu Ana Paula.

Comunidade italiana
São Paulo recebeu 70% de todos os imigrantes italianos que vieram para o Brasil. Atualmente, cerca de 12 milhões de italianos e descendentes vivem no Estado. A capital paulista é considerada a cidade mais italiana do mundo fora da Itália.

Do Portal do Governo do Estado