Genética: Fapesp lança projeto Genoma Vírus

Instituição é vinculada à Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico

seg, 18/12/2000 - 13h02 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 21, às 10h30, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), vinculada à Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, lança, em São Paulo, a Rede de Diversidade Genética de Vírus (VGDN – em inglês, Viral Genetic Diversity Network).

O novo projeto vai mapear, nos próximos quatro anos, as variedades genéticas de quatro vírus no Estado de São Paulo: o HIV-1, tipo de vírus da Aids mais comum no Brasil; o HCV, causador da hepatite C, o Hantavírus, que provoca uma ainda misteriosa síndrome pulmonar; e o VRS (vírus respiratório sincicial), responsável por graves infecções no trato respiratório, sobretudo em crianças.

Orçado em US$ 8 milhões, o projeto será desenvolvido por uma rede de 17 laboratórios com o objetivo de compreender as mutações e variedades genéticas dos vírus a partir de amostras recolhidas nas principais regiões do Estado. Os vírus, que serão objeto de estudo, têm estruturas instáveis e causam doenças de alto grau de letalidade para as quais ainda não há vacinas, com exceção da síndrome causada pelo hantavírus. Terminado o trabalho, a VGDN vai se tornar uma rede permanente e deverá ser incorporada à Secretaria de Estado da Saúde. As regras para participação de laboratórios interessados no projeto já estão disponíveis na página da FAPESP: www.fapesp.br

A coordenação do Genoma Vírus está a cargo de um comitê formado por membros das instituições que participam do projeto. Três grandes centros coordenarão o seqüenciamento e análise do material genético. A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo e o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, da Secretaria de Estado da Saúde serão responsáveis pela coordenação do trabalho com o HIV-1. O Instituto de Biociências da USP será o centro de referência para o VRS, além de gerenciar a área de bioinformática. O Instituto Adolfo Lutz terá a tarefa de supervisionar a análise de dados de dois vírus, o HCV e o Hantavírus.

Data: Quinta-feira, dia 21 de dezembro de 2000
Horário: 10h30
Local: Fapesp – Rua Pio XI, nº 1500 – 4º andar – Alto da Lapa – São Paulo-SP