GE Hydro transfere sua sede global para São Paulo

Ampliação da GEHI gerará de imediato aproximadamente 300 empregos diretos e um número ainda maior de indiretos

ter, 06/11/2007 - 11h49 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento, promove a atração de mais um investimento de grande porte. A GE Energy anuncia a transferência da sede global de sua divisão Hydro para São Paulo e a ampliação da joint venture GE Hydro INEPAR (GEHI), instalada no estado desde 1998. Atualmente, a sede global da GE Hydro está instalada no Canadá.

A ampliação da GEHI gerará de imediato aproximadamente 300 empregos diretos e um número ainda maior de indiretos, principalmente nas áreas de engenharia, desenvolvimento tecnológico, modelagem analítica e manufatura. Ao todo, o investimento na reestruturação será de aproximadamente US$ 140 milhões e inclui a transferência de novas tecnologias e equipamentos de última geração, além da implantação do primeiro e único laboratório hidráulico do País. O próximo passo já planejado é efetuar parcerias com universidades da região.

José Malta, Presidente da GE Hydro Inepar (GEHI), enfatiza que o fato de o Brasil ser um dos maiores mercados mundiais de hidrogeração despertou a atenção da liderança da GE para a América Latina e influenciou a decisão de transferir a sede industrial da GE Hydro para a GEHI. A grande vocação hidráulica do País traz vantagens sólidas e sustentáveis de competitividade neste setor.

Dentro desse contexto, a liderança do Estado de São Paulo em termos de recursos de engenharia de boa qualidade e a escala de volume de trabalho justificam a consolidação da unidade no Estado. Outros fatores importantes são a qualidade e os bons custos que indústrias como as de bens de capital, peças e componentes, siderúrgica e eletromecânica apresentam localmente.

A GEHI passa a ter a responsabilidade de atender ao mercado mundial de Hydro Geração.

Com a reestruturação, a GE Hydro INEPAR, que hoje produz turbinas e geradores para usinas nacionais e de outros países da América do Sul, passará a atender a todo o mundo. Atualmente, grande parte da GEHI funciona em Campinas. Com a mudança, a unidade de Araraquara passará a abrigar boa parte da estrutura da joint venture e se tornará a maior fábrica de turbinas e geradores da América Latina, com capacidade para usinar mil toneladas de aço por mês. Isso significa um aumento de 50% na capacidade de produção da companhia.

Para o vice-governador e secretário de Desenvolvimento de São Paulo, Alberto Goldman, esse novo investimento é muito bem-vindo. “Além de gerar empregos e receita, essa transferência é mais uma demonstração de que São Paulo está apto a receber investimentos dessa importância”, disse.

Goldman explicou, também, que o papel da Secretaria de Desenvolvimento nesse empreendimento foi de articular entre as esferas municipal, estadual e federal, e também entre as várias secretarias do Estado para a implantação dessa unidade. “Para atrair esse tipo de investimento, nosso trabalho deve ser constante, envolve desde investimentos em infra-estrutura até a qualificação da mão-de-obra. Cada vez que inauguramos uma Etec (Escola Técnica Estadual) ou Fatec (Faculdade de Tecnologia), estamos não só dando uma profissão ao jovem, como também atraindo investimentos para aquela região”, completou o vice-governador.

Sobre a GE Energy

A GE Energy é um dos principais fornecedores do mundo de tecnologias de geração e fornecimento de energia, com receita de US$19 bilhões em 2006. Com sede em Atlanta, Geórgia, a GE Energy atua em todas as áreas do setor energético: carvão, óleo, gás natural, energia nuclear e recursos renováveis como água, energia eólica, solar e biogás, além de outros combustíveis alternativos.

A General Electric mantém atividades no Brasil desde 1919, com unidades industriais e escritórios de vendas e marketing distribuídos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os seis grandes negócios da GE estão presentes no Brasil, empregando cerca de 10.000 funcionários no País.

Da Secretaria de Desenvolvimento

C.M.