Gastroenterologia do HC começa a atender no bairro do Cambuci

Nova unidade permite agilizar o diagnóstico e o tratamento de doenças hepáticas e gastrointestinais, que respondem por 6% dos óbitos no Estado

qua, 12/05/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Ambulatório Várzea do Carmo, no Cambuci, região central da capital, torna-se um braço do Serviço de Gastroenterologia do Hospital das Clínicas (HC). A nova unidade do HC já começou a funcionar e está apta a realizar 600 atendimentos por mês. A prioridade é oferecer consultas de hepatologia clínica, ou seja, ramo da Medicina especializado em doenças do fígado.

A unidade do Cambuci recebe casos secundários – hepatite crônica viral, cirrose hepática compensada, doença hepática provocada pelo consumo de álcool e alteração enzimática hepática (início de investigação). O novo trabalho é resultado de parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o HC da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

A médica Suzane Kioko Ono-Nita, docente do Departamento de Gastroenterologia do hospital, explica a necessidade do convênio devido ao elevado número de pacientes assistidos no HC. Em 2004, o ambulatório de hepatologia realizou três mil atendimentos. No ano passado, esse número saltou para 13 mil, mais de 400% de aumento.

“Em 2009 atingimos nossa capacidade máxima de assistência. Por isso, não conseguíamos abrir mais vagas para casos terciários. O HC da FMUSP sugeriu à Secretaria da Saúde criar o serviço especializado no Ambulatório Várzea do Carmo e concentrar o atendimento dos casos secundários nesse local. O paciente só é encaminhado ao HC se sua condição de saúde piorar, se houver exigência de transplante ou tratamento mais avançado”, explica a médica.

Mais agilidade 

A partir de agora, o Ambulatório do HC manterá a quantidade de atendimentos, mas conseguirá abrir novas vagas para assistência terciária. Esses doentes terão acesso mais rápido ao tratamento e transplante de fígado. A unidade do Cambuci recebeu sete médicos gastroenterologistas/hepatologistas. No final de maio, será inaugurado o setor de endoscopia que irá realizar exames de endoscopia e colonoscopia nos pacientes encaminhados pelos demais serviços da rede pública.

De acordo com o professor Flair Carrilho, titular do serviço de Gastroenterologia Clínica, a parceria entre o HC e a Secretaria de Estado da Saúde permitirá agilizar o diagnóstico e o tratamento de doenças hepáticas e gastrointestinais, que respondem por 6% da mortalidade no Estado de São Paulo.

Como agendar consulta

Para chegar ao Ambulatório Várzea do Carmo, o interessado deve agendar consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) e ser encaminhado pelo Ambulatório de Especialidades. O atendimento no Cambuci é programado pelo Sistema Informatizado de Consultas e Exames da Secretaria da Saúde, chamado Conexa. O sistema Conexa está disponível nas unidades de origem de atendimento e prevê data e horário da consulta no Várzea, o que contribui para melhor organização do serviço e redução do tempo de espera.

O Ambulatório Várzea do Carmo está instalado na Rua Leopoldo Miguez, 327 – Cambuci. Atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

Da Agência Imprensa Oficial