Gastrocentro da Unicamp comemora 50 anos de cirurgias do aparelho digestivo

Solenidade reuniu docentes, professores aposentados, médicos, ex-residentes e convidados de várias regiões do Brasil

sex, 07/09/2018 - 10h03 | Do Portal do Governo

O Centro de Diagnóstico de Doenças do Aparelho Digestivo (Gastrocentro) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) celebrou os 50 anos de cirurgias do aparelho digestivo. Realizada em 18 de agosto, a solenidade reuniu docentes, professores aposentados, médicos, ex-residentes e convidados de várias regiões do Brasil.

Entre os palestrantes estavam os docentes aposentados João José Fagundes, Antônio Frederico Novaes de Magalhães e Luiz Sérgio Leonardi, que apresentaram uma trajetória do serviço desde a Santa Casa até os anos 2000. A condução do evento foi do professor Nelson Andreolo.

A história foi relatada pelos docentes antigos e precursores do serviço na Unicamp. Como lembrou o professor João José Fagundes, o primeiro a discursar, uma das primeiras enfermarias da Faculdade de Ciências Médias (FCM) foi a gastroclínica/gastrocirurgia, em 1967, em um andar da Maternidade. Entre os primeiros procedimentos estavam as peritoneostomia rígida. “Naquele período, fomos considerados um serviço de gastrocirurgia progressista”, recordou o docente.

Trajetória

Segundo o professor, com a primeira turma de alunos chegando ao terceiro ano, houve a necessidade de crescer e formalizou-se o convênio com a Santa Casa de Campinas. Pouco depois, em 1972, a gastrocirurgia passou a integrar o recém-criado departamento de cirurgia da FCM e as suturas do aparelho digestivo resultaram nos primeiros trabalhos científicos da área. Ainda nos anos 1970, a endoscopia do aparelho digestivo ganhava espaço nos serviços da FCM na Santa Casa. “A endoscopia em Campinas começou com nosso trabalho, na Santa Casa”, informou.

O colopractologista encerrou sua apresentação com três fatos marcantes: em 1979, quando o ambulatório de gastroclínica/gastrocirurgia foi o primeiro transferido da Santa Casa para o HC, que começou a funcionar com a área dos ambulatórios. E no mesmo ano a liberação de cinco vagas para departamento de cirurgia, uma delas para a gastrocirurgia.

Outro fato importante aconteceu em 1980: a cirurgia de emergência de um aneurisma de aorta realizada no reitor da Unicamp, Zeferino Vaz. A equipe era composta pelos professores Mário Mantovani, Renato Giuseppe Giovanni Terzi e Nelson Andreolo. A cirurgia foi bem-sucedida, porém evoluiu para uma insuficiência renal aguda. “Uma vez que não existia hemodiálise na cidade de Campinas, o reitor foi transferido para São Paulo, mas não resistiu”, disse o professor.

A trajetória dos anos 1980 até o início dos anos 1990 foi recordada pelo professor Andreolo, entre elas, a 1ª cirurgia realizada no centro cirúrgico do Hospital das Clínicas (HC), que aconteceu em dezembro de 1985. “Trata-se do início de uma época áurea da cirurgia na unidade, que começou a funcionar com carga total”, comentou Nelson Andreolo.

Conquista

Para a gastroclínica e gastrocirurgia da Unicamp, a maior conquista foi a inauguração do Gastrocentro da Unicamp, no início dos anos 1990. O evento foi determinante para logo em seguida a instituição ser escolhida pela Japan International Cooperation Agency (Jica) para projetos assistenciais e de pesquisa na América Latina. Os outros locais foram Recife e Santiago (Chile).

A parceria proporcionou inúmeros benefícios ao Gastrocentro, como capacitação médica e equipamentos, o que contribuiu significativamente para aprimorar o diagnóstico precoce de tumores gástrico, intestinal e hepático por meio de técnicas pioneiras no Brasil, colaborando para ampliar a expectativa de vida dos pacientes atendidos pela Unicamp.

Ao todo, 68 médicos fizeram residência em gastrocirurgia, 13 em proctologia e sete em transplante hepático desde 1990. A partir de 2016, a FCM disponibiliza cinco vagas para residência: quatro em cirurgia do aparelho e um para coloproctologia.