#Fuvest: veja dicas para mandar bem na redação

As provas da segunda fase acontecem nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019

sex, 28/12/2018 - 11h07 | Do Portal do Governo

A segunda fase da Fuvest, exame que garante vaga na Universidade de São Paulo (USP), acontece nos dias 6 e 7 de janeiro de 2019 e é nesta etapa que o candidato deve fazer a redação. Listamos algumas dicas para você se preparar, lembrando que calma e tranquilidade também contam muitos pontos. Confira!

– Pratique: a prática leva à perfeição. Tente escrever pelo menos uma redação por semana, identificando os pontos fracos e desenvolvendo melhor a colocação dos argumentos.

– Leia sempre que possível: uma forma de dominar a linguagem escrita e escrever bons textos é a leitura. Além de aumentar o vocabulário, o hábito amplia as referências literárias e de estilo.

–  Mantenha-se atualizado: a leitura diária de jornais e revistas ajuda em um bom repertório na hora da argumentação. Um candidato bem informado lida melhor com as propostas oferecidas.

– Não fuja do tema e estrutura propostos: mantenha sempre o tema enunciado pela coletânea. Fugir do tema e da estrutura pode anular a redação. É importante manter o foco.

–  Proponha uma solução: lembre-se que as dissertações do Enem exigem que o candidato apresente uma proposta de solução para o problema apresentado. Propostas que desrespeitam os direitos humanos também serão zeradas.

–  Respeite o número de linhas: desenvolva as ideias dentro do número mínimo e máximo de linhas disponível. Redações menores que o exigido não serão corrigidas e linhas fora do espaço delimitado serão ignoradas.

–  Prefira frases curtas: mantenha os períodos curtos e objetivos. Voltas desnecessárias podem comprometer o andamento do texto e a sua clareza.

Sobre a prova

No dia 6 (domingo), serão aplicadas as provas de português, com 10 questões, e redação. No dia 7 (segunda), serão 12 questões de duas, três ou quatro disciplinas, de acordo com área escolhida pelo candidato. E para algumas carreiras será aplicada prova de Habilidades Especificas de caráter eliminatório e classificatório.

Confira o local da prova no site da Fuvest.