Fuvest registra aumento de cerca de 20% na aprovação de alunos oriundos de escolas públicas

Resultado deve-se a política de inclusão desenvolvida pela USP, que entrou em vigor no último vestibular

qua, 14/02/2007 - 20h16 | Do Portal do Governo

A Fuvest 2007, que teve os primeiros calouros fazendo suas matrículas nos dias 12 e 13 desse mês, registrou uma aprovação de alunos oriundos de escolas públicas cerca de 20% superior à do ano anterior. O bom resultado deve-se a uma política de inclusão desenvolvida pela USP, denominada Inclusp, que entrou em vigor no último vestibular.

O Inclusp determinou um acréscimo de 3% nas notas do vestibular para alunos que cursaram os três anos do ensino médio em escolas das redes públicas municipal, estadual ou federal. A bonificação se aplicou tanto na primeira quanto na segunda fase do vestibular. Com a medida, foi verificado que os alunos de escolas públicas representaram, nesse ano, 26,2% do total dos 10.202 aprovados no vestibular. No ano passado essa quantia foi de 21,2%.

A pró-reitora de Graduação da USP, Selma Garrido Pimenta, considera que o programa teve resultados bastante positivos.  “Tivemos pouco tempo para divulgar o programa. O Inclusp foi criado em maio, e os dois meses seguintes do ano passado foram atípicos, com a Copa do Mundo e as férias escolares. Então foi uma surpresa verificar esse sucesso todo”.

Outro fator que indica o sucesso do projeto está na proporção de alunos de escolas públicas que participaram da Fuvest. Em 2006, houve um “empate técnico” na quantidade de alunos de escolas particulares e públicas que participaram do vestibular; mas no vestibular 2007, a relação de vestibulandos seguiu um padrão que se repetiu nos anos anteriores (com exceção de 2006): as inscrições de alunos de escolas particulares chegando a mais de 60% do total.

Do site da USP

 

(AM)