Fuvest define conteúdo do vestibular 2010

Processo seletivo para ingressar na USP continua com duas fases

qui, 21/05/2009 - 20h08 | Do Portal do Governo

O vestibular da Fuvest será modificado na sua próxima edição. O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) decidiu os moldes do próximo processo seletivo da instituição nessa quinta-feira, 21. Para o próximo certame, estarão em jogo 10.607 vagas.

Ao todo, serão 90 questões de múltipla escolha na primeira fase. As perguntas terão caráter eliminatório e a nota não será computada na segunda fase – novidade em relação a 2009. No ato da inscrição, os candidatos podem informar o número do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja nota da área de conhecimentos gerais é levada em consideração.

Já na segunda etapa, serão três dias de provas discursivas e duração de quatro horas. No primeiro dia, os alunos encaram a prova de redação e dez questões de língua portuguesa. No segundo dia, serão vinte perguntas interdisciplinares, que levam em conta as disciplinas do ensino médio (biologia, química, física, matemática, história, geografia e inglês). Por fim, no terceiro dia, encerram a maratona 12 questões de duas a três disciplinas específicas, de acordo com a carreira escolhida pelo candidato.

Cada Unidade de Ensino e Pesquisa da Universidade definiu o conteúdo das provas do terceiro dia. As notas das provas da segunda fase terão o mesmo peso: valem 100 pontos cada uma e as questões têm o mesmo valor. A única exceção é a redação, que valerá 50 pontos.

A disputa por uma vaga nas carreiras de Artes Plásticas e Música permanece mais longa. Esses estudantes enfrentam provas de habilidades específicas, de caráter eliminatório, antes da primeira fase.

Para as carreiras de Artes Cênicas, Arquitetura, Curso Superior do Audiovisual e Design, essas provas, de caráter classificatório, serão realizadas na segunda fase do vestibular – o que significa mais um dia de exames. Ao conjunto das provas específicas será atribuído o máximo de 100 pontos.

O manual do candidato do vestibular da Fuvest 2010 estará à disposição no site da instituição a partir de 3 de agosto.

Da USP