Futuros usuários da CPTM participam de atividade diferenciada no Dia do Índio

Cinquenta alunos de escola municipal farão visita monitorada pelo Memorial da América Latina

ter, 17/04/2007 - 13h23 | Do Portal do Governo

Na quinta-feira, 19, quando é comemorado o Dia do Índio, o programa Usuário do Amanhã da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) leva 50 alunos da Escola Municipal Martins Francisco Ribeiro de Andrada, do Tremembé, para uma visita monitorada pelo Memorial da América Latina.

O passeio começa pelo Salão de Atos Tiradentes, onde uma palestra sobre a descoberta do continente será ilustrada por seis painéis de concreto, com 15 metros de altura. Por meio de gravuras, em baixo relevo, o artista plástico argentino Caribé e o brasileiro Poty representam os povos pré-colombianos até a chegada dos europeus no período da colonização.

Além disso, a obra “Painel Tiradentes” assinada pelo pintor Cândido Portinari, em 1948, retrata nos seus três metros de comprimento a Inconfidência Mineira e a execução de Joaquim José da Silva Xavier, o Tirandentes – um dos principais símbolos da independência do nosso país.

Os alunos também serão levados à galeria do Memorial, ao Pavilhão da Criatividade e farão um passeio até a Praça do Sol. O evento começa às 10h na estação da Luz com saída prevista para 10h35.

Da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos