Futura instalação do Museu da Diversidade será em casarão na Avenida Paulista

Anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin durante a 18ª Parada do Orgulho LGTB

dom, 04/05/2014 - 16h09 | Do Portal do Governo

Nesse domingo, 4, dia em que a cidade de São Paulo recebeu a 18ª Parada do Orgulho LGBT, o governador Geraldo Alckmin anunciou a futura instalação do Museu da Diversidade. O Casarão Franco de Mello, na Avenida Paulista, foi o local escolhido para receber a sede principal do museu, que será instalada quando for concluída ação de desapropriação indireta. 

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

“Inauguramos, no ano passado, o Museu da Diversidade, na estação de metrô da Praça na República. E, agora, descobrimos um prédio na Avenida Paulista, um conjunto arquitetônico do século 19 que vamos restaurar para transformá-lo no Museu da Diversidade, sexual, racial, um espaço para todas as formas de diversidade, na Avenida Paulista, onde se iniciou e mantém a parada”, disse o governador. 

LEIA TAMBÉM:
Governo de SP é pioneiro em políticas contra a homofobia 

Somente em 2013, instalado no espaço expositivo da Estação República do Metrô, o museu recebeu aproximadamente 35 mil visitantes. Este local será mantido, mas a ocupação do casarão possibilitará a ampliação de ações culturais relacionadas à preservação, ao estudo e à difusão da memória da população LGBT paulista e brasileira. 

O espaço, localizado no número 1.919 da Avenida Paulista, tem aproximadamente 600 metros quadrados de área construída e terreno de 2,7 mil metros quadrados. 

Outras ações 

Criado em maio de 2012, por meio de decreto do governador Alckmin, o Centro de Cultura, Memória e Estudos da Diversidade Sexual é um dos poucos locais dedicados ao tema no mundo. Hoje, há apenas mais dois espaços com finalidade semelhante, na Alemanha e nos Estados Unidos. 

“De acordo com nossos princípios, com o que acreditamos, em 2001 promulgamos a lei que estabeleceu como crime qualquer forma de discriminação e, em seguida, instalamos a Delegacia de Crimes Raciais e de Intolerância. Além disso, temos 11 secretarias do Estado trabalhando, estabelecendo políticas públicas referentes ao tema em todas as áreas”, comentou o governador. 

Com essas medidas, o objetivo é dar visibilidade à diversidade sexual, fomentar a discussão sobre a construção de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e à violência dirigidas a esses segmentos e promover a cultura da cidadania plena da população LGBT.

Do Portal do Governo do Estado 

 

photonews