Futsal paulista é Medalha de Ouro nas Olimpíadas Escolares 2008

O placar final de 5 x 1 foi sobre rival de Mato Grosso do Sul

qui, 25/09/2008 - 15h25 | Do Portal do Governo

O Ginásio Romeu Cagnani, em Poços de Caldas, MG, um dos locais de competições das Olimpíadas Escolares 2008, foi palco de duas vitórias dos jovens atletas de Futsal, que conquistaram Ouro tanto no feminino quanto no masculino. Só deu São Paulo. O placar final de 5 x 1, do feminino, sobre o time rival de Mato Grosso do Sul deveu-se principalmente à atuação da jovem Juliana Alves, de 14 anos, que marcou quatro dos cinco gols da equipe paulista na partida e terminou como artilheira da competição, com 14 gols marcados. As meninas do Colégio Alvorada, zona Leste da Capital, argumentaram que vieram ‘preparadas’ e todas sonham, um dia, atuar na Seleção Brasileira de Futebol Feminino.

Já a equipe masculina, do Colégio Santa Cecília, do município de Santos, mostrou garra e determinação desde o início da partida e superou os jovens de Natal, RN, com facilidade pelo placar de 9 x 1. Kauê Rivera Costa, 14 anos, um dos integrantes do time paulista, atribuiu o bom resultado à união de todos que começou há cinco anos e os treinos constantes. Esses “Meninos da Vila” fazem parte de uma parceria da instituição Santa Cecília com o Santos Futebol Clube. Lucas Crispim, 14 anos, outro jovem jogador paulista, disse que o grupo “parece uma família”. E ambos, com semblante sério, arremataram: “O Ouro que conquistamos, que é um sucesso, não pode subir à cabeça. Vamos continuar na luta, nos treinos diários, para um dia sermos profissionais”.

Este quadro promissor, que se traduz num celeiro de atletas, é explicado pelo gerente de Competições Cristiano Barros do Comitê Olímpico Brasileiro – COB, órgão responsável, juntamente com o Ministério do Esporte, por estas Olimpíadas.

“Trata-se da renovação de um processo esportivo que está sendo implementado pelo COB que culmina com esta etapa nacional. O principal objetivo desta iniciativa é o aumento de crianças praticando esporte no âmbito escolar em todo Brasil”. Barros, que há 23 anos trabalha com administração de eventos esportivos, enfatiza que o mais importante é o processo de início das escolas. “E é uma satisfação ter São Paulo de novo nestas competições”, referindo-se à ausência do Estado paulista em 2007.

Da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo