Fussesp realiza 2ª noite do Pijama na Casa de Solidariedade

Na ocasião, Monica Serra apresenta Lucília Diniz, a nova embaixadora do Programa Alimentação para a Saúde

qui, 27/11/2008 - 10h12 | Do Portal do Governo

Na sexta-feira, dia 28, às 19 horas, 280 crianças e adolescentes da Casa da Solidariedade I, mantida pelo Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Cultural e Social do Estado de São Paulo (Fussesp), participarão da Segunda Noite do Pijama. Após o jantar, as crianças realizarão diversas atividades culturais. É que elas vão passar a noite na escola para garantir o jejum da manhã seguinte para a realização de uma série de exames médicos como sangue, peso e altura.

A avaliação, que inclui entrevista sobre hábitos alimentares, faz parte do projeto Alimentação para a Saúde, idealizado pela presidente do Fussesp, Monica Serra, que em parceria com o SESI, introduziu novo cardápio na merenda escolar da Casa da Solidariedade II com o aproveitamento integral dos alimentos (folhas, talos e cascas, que são ricos em nutrientes). O principal objetivo é reduzir a obesidade, a desnutrição e aumentar o rendimento escolar.

Durante o evento, a presidente do Fussesp, Monica Serra receberá a visita de Lucília Diniz, empresária, pós-graduada em nutrição, sócia do Grupo Pão de Açúcar e presidente da Goodlight, empresa associada a Nestlé, que será apresentada aos presentes como a embaixadora do “Programa Alimentação para a Saúde.

O projeto “Alimentação para a Saúde” tem como parceiros a Secretaria da Saúde, do Hospital Infantil Darcy Vargas, da Secretaria da Educação, do Serviço Social da Indústria – Departamento Regional de São Paulo, do Comitê Feminino da Fiesp, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e da Colgate/Palmolive, que doou sabonetes, pastas e escovas de dentes para o evento

Projeto vai comparar resultados das Casas I e II

A primeira etapa do projeto já foi implantada no mês de fevereiro na Casa da Solidariedade II, localizada no bairro do parque Dom Pedro II. Cerca de 250 crianças também fizeram avaliação médica. A diferença é que elas recebem, diariamente, uma alimentação baseada no aproveitamento integral dos alimentos e as crianças da Casa da Solidariedade I, alimentação normal. Esta medida servirá de base para os estudos clínicos realizados nas duas unidades.

Após esta segunda fase de exames, os médicos terão dados precisos sobre o impacto de uma alimentação saudável que privilegia o uso integral dos alimentos. Como na primeira Noite do Pijama, os pais das crianças receberão os exames, no prazo de um mês, para que possam comparar a evolução de seus filhos.

No início de 2009 a equipe médica e o Fussesp disponibilizarão as informações e resultados dos trabalhos. Com base nesse estudo o projeto “Alimentação para a Saúde” poderá ser introduzido na dieta da merenda escolar da rede pública estadual.

Noite do Pijama

Dia: 28 – sexta-feira

Horário: 19h00

Exames clínicos

Dia 29 – sábado

Horário: a partir das 7h00

Local: Casa da Solidariedade I – Rua Guaianazes, 1112 – Campos Elíseos

Programação:

Dia 28 – sexta-feira  18h Chegada das crianças

19h Jantar

Das 20h às 23h atividades recreativas

22h refeição leve

Dia 29 – sábado

 7h às 12h – Exames clínicos nas 280 crianças da Casa I (sangue, peso, altura, etc)

Do Fussesp